Coordenador : Margareth Silva de Mattos
Ano: 2017
Publico Alvo : O público-alvo do minicurso são os discentes de graduação e pós-graduação da UFF e da UFRJ, os docentes da Educação Básica do COLUNI e da Creche UFF, w das redes públicas municipais e estadual e particular de ensino O público-alvo das atividades de leitura, análise e avaliação dos livros concorrentes ao prêmio FNLIJ são os discentes do COLUNI e da Creche UFF, bem como os discentes de graduação e pós-graduação da UFF e da UFRJ.
Local de atuação: COLUNI
Resumo
O Projeto Literatura como patrimônio, leitura e formação do leitor tem como principal objetivo desenvolver atividades que visam a apresentar a literatura como um patrimônio cultural por meio de práticas diversificadas de leitura literária, envolvendo professores de Educação Básica do COLUNI, da Creche UFF, das redes públicas municipais e estaduais e da rede particular de ensino, Bibliotecários Escolares, Estudantes de Graduação e Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu, Estudantes do Ensino Fundamental do COLUNI. Tais atividades serão propostas a partir de um acervo de livros recebidos de várias editoras que concorrem ao Prêmio FNLIJ, distinção máxima concedida aos melhores livros infantis e juvenis de diferentes categorias publicados no Brasil, quais sejam: criança, tradução/adaptação criança, jovem, tradução/adaptação jovem, reconto, tradução/adaptação reconto, informativo, tradução/adaptação informativo, poesia, imagem, literatura em língua portuguesa, melhor ilustração, livro brinquedo, teórico. A leitura e a avaliação dos livros terão como desdobramentos atividades curriculares desenvolvidas tanto com estudantes do COLUNI quanto com estudantes do curso de Especialização em Literatura Infantojuvenil do Instituto de Letras e a realização de um minicurso voltado para os docentes do COLUNI, da Creche UFF, das redes públicas municipais e estadual e da rede particular de ensino.