Coordenador : Vera Lúcia Prudência dos Santos Caminha
Ano: 2017
Publico Alvo : Crianças com autismo de 4 a 15 anos de idade.
Local de atuação: VFI
Resumo
Os Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) consistem em um distúrbio que engloba comprometimento nas áreas relacionadas à comunicação, à interação e às ações simbólicas. Além disso, compromete o comportamento geral e o desenvolvimento neuropsicológico do portador. Sendo a linguagem um importante processo que é afetado neste contexto, o projeto de pesquisa e extensão Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas (ADACA) que está sendo realizado na Universidade Federal Fluminense, Campus Aterrado em Volta Redonda-RJ, desenvolve ferramentas computacionais com o objetivo de auxiliar na aprendizagem da criança autista, através de atividades complementares no ensino de matemática, português e música, contribuindo para a inclusão digital dessas crianças. Até o presente momento, foram desenvolvidos jogos educativos e atividades que estão sendo usados pelas crianças autistas no LADACA (Laboratório do Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas). A presente proposta tem o objetivo de desenvolver jogos e atividades voltados para o auxílio na alfabetização das crianças com autismo, visto que, é uma tarefa muito difícil para os educadores.Visamos com esse trabalho, favorecer a socialização, bem como a melhoria da qualidade de vida que fazem parte da construção de uma sociedade mais inclusiva, justa e humanitária.