Coordenador : Walcéa Barreto Alves
Ano: 2017
Publico Alvo : Ancorada em uma perspectiva educacional e cultural de ampla concepção, a Revista destina-se a professores do ensino superior e educação básica e estudantes dos cursos de licenciatura, a educadores sociais, a profissionais do campo da cultura e a professores em educação, ciências humanas e sociais de forma geral.
Local de atuação: SSE
Resumo
O projeto é uma iniciativa do Aleph: Programa de Pesquisa, Aprendizagem-Ensinagem e Extensão/UFF. Atualmente, conta com parcerias de diferentes grupos de pesquisa em diversas Universidades no Brasil e no exterior. Está vinculado ao Programa de Extensão permanente: O Aleph em revista: uma estrada eletrônica, que renova anualmente suas ações junto à PROEX. O objetivo principal é ampliar o alcance da RevistAleph na perspectiva de publicar experiências instituintes inovadoras, que ressignificam o papel da escola nos sistemas municipais da educação básica. O foco será potencializar interlocuções com gestores e professores de escolas primordialmente localizadas nos municípios do Estado do Rio de Janeiro e, quiçá, de outras regiões do Brasil e do exterior, através das parcerias interinstitucionais. Como desdobramento desta proposta, pretendemos consequentemente oportunizar aos educadores e às instituições de ensino uma sistematização da experiência que promova divulgação e reconhecimento das ações desenvolvidas. Desejamos evocar movimentos que desde muito lavraram as margens da história, empenhados em contribuir para a construção de uma outra sociedade e uma outra escola em que prevaleçam os movimentos de solidariedade e includência da vida. A categoria central, instituintes, é sua síntese. Colocamo-nos na contramão das ações e práticas, ainda alicerçadas pela atuação mecânica e reprodutivista, que desconsideram a riqueza humana. A Revista é um espaço aberto para a socialização da produção de conhecimentos instituintes de pesquisadores, extensionistas, professores dos diferentes níveis de ensino e de estudantes das Universidades. A partir desta perspectiva, compreendemos também que esta iniciativa pode promover novos rumos no contexto educacional.