Coordenador : Adriano de Oliveira Caminha
Ano: 2017
Publico Alvo : Crianças autistas entre 4 e 15 anos de idade.
Local de atuação: VCX
Resumo
Os transtornos do espectro do autismo consistem em um distúrbio que engloba comprometimento nas áreas relacionadas à comunicação, à interação e às ações simbólicas. Além disso, compromete o comportamento geral e o desenvolvimento neuropsicológico do portador. Sendo a linguagem um importante processo que é afetado neste contexto, o projeto de extensão Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas (ADACA) que está sendo realizado na Universidade Federal Fluminense, no Campus Volta Redonda, desenvolve ferramentas computacionais com o objetivo de auxiliar na aprendizagem da criança autista, através de atividades complementares no ensino de matemática, português e música, contribuindo para a inclusão digital dessas crianças. Até o presente momento, foram desenvolvidos ambientes 3D simuladores de atividades da vida diária (uso de banheiro, trocar de roupa, etc) para testes e análises (atividades computacionais em primeira versão, versões de teste) que serão usados pelas crianças autistas no LADACA (Laboratório do Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas) e em casa. Como plataforma de desenvolvimento está sendo utilizado o Unity, que possibilita gerar versões do ambiente 3d (ou mesmo jogo) para desktop e também para dispositivos móveis, como também para consoles de video games atuais como Play Station e XBox. Visamos com esse trabalho, favorecer a socialização, bem como a melhoria da qualidade de vida que fazem parte da construção de uma sociedade mais inclusiva, justa e humanitária.