Coordenador : Simone Rocha Salomão
Ano: 2017
Publico Alvo : Alunos de instituições públicas federais, estaduais e municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental que receberão as atividades; professores regentes dessas instituições; professores de outras escolas públicas e privadas que se interessem pelos cursos oferecidos; licenciandos de ciências biológicas, química, física e pedagogia da UFF e de outras universidades; alunos da educação infantil e das séries iniciais e professores de escolas privadas que se interessem pelo trabalho; alunos de pós-graduação da FE/UFF.
Local de atuação: SSE
Resumo
O ensino de Ciências é reconhecido como um importante componente curricular na Educação Básica, cuja valorização se evidencia desde o início da escolarização. Para a Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, os conteúdos das Ciências Naturais apresentam grande relevância podendo contribuir para iniciar o processo formal de alfabetização científica das crianças e de construção de conhecimentos sobre seu organismo e o meio em que vivem. Junto às crianças a experimentação e as atividades práticas e de cunho lúdico se mostram como opções metodológicas privilegiadas por contemplarem aspectos específicos de sua faixa etária. Assim, este projeto prevê o desenvolvimento de recursos didáticos e de metodologias nessa perspectiva e a implementação de atividades práticas e experimentais por licenciandos de Ciências Biológicas e Pedagogia em turmas de Educação Infantil e de Anos Iniciais da Rede Pública de Niterói e região, visando contribuir para a melhoria da qualidade da Educação em Ciências. As atividades serão planejadas considerando-se os interesses das instituições alvo do projeto, articulando-se com suas propostas curriculares. As ações serão realizadas através de visitas de alunos ao Laboratório de Ensino de Ciências da FE/UFF (Projeto Jalequinho). Está previsto, também, Curso de Extensão de 30 horas para professores das redes públicas que atuam nesses segmentos de ensino, com ênfase em atividades práticas e experimentais. Espera-se que o desenvolvimento do projeto se constitua em importante oportunidade de formação docente para os professores participantes e para os licenciandos envolvidos, com a ampliação de seus saberes acerca do trabalho com Ciências.