Coordenador : Miriam Marinho Chrizóstimo
Ano: 2017
Publico Alvo : O público alvo deste programa, a saber: profissionais do campo da saúde; estudantes e docentes professores das Escolas de Enfermagem do Estado do Rio de Janeiro de diferentes períodos; estudantes de Instituições de Ensino Superior públicas e privadas do campo da saúde.
Local de atuação: MFE
Resumo
O programa tem como objetivo geral integrar as instituições de ensino na consolidação do conhecimento interdisciplinar, e transversal nos campos da educação e saúde. Objetivos específicos: implementar metodologias inovadoras nas disciplinas envolvidas ; elaborar produtos educacionais inovadores; capacitar estudantes e profissionais de saúde através de caminhos práticos e discursivos desvelando práticas pedagógicas e o processo do cuidar.As metas acompanharão as ações que integram o ensino, a pesquisa com a extensão OFICINA EnsInovar em Imagens/MOSTRA CIENTÍFICA/EVENTO (EnsiInovarsaúde)/EnsInovar VIRTUAL. A atividade centra-se na integração entre o órgão formador, serviço e sociedade. Contemplam encontros técnicos científicos; seminário com apresentações de trabalho; produções de produtos educacionais;discussão sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e gerência. Este programa vincula o projeto de extensão de controle e prevenção de infecção em assistência à saúde; o Grupo de Pesquisa/CNPq: Gestão da Formação profissional - Educação e Saúde; disciplinas ministradas na graduação e pós-graduação; e, nas discussões de departamento quando se reflete nos processos de ensino-aprendizagem. Este programa nasceu em 2007, quando inicia-se parcerias com outras Instituições Federais de Ensino Superior, o qual teve aprovação com bolsista e permitiu agilização das ações com sucesso. Sendo assim, ratifica-se que a presença dos estudantes bolsistas é fundamental a fim de ratificar o compromisso social da instituição e dos profissionais vinculados a ação extensionista, pois a tríade ensino, pesquisa e extensão colabora para o enriquecimento do conhecimento dos atores sociais da educação e o profissional de saúde baseada metodologia inovadora na perspectiva construtivista, que enfatiza o desenvolvimento do pensamento crítico.