Coordenador : Johnny Menezes Alvarez
Ano: 2017
Publico Alvo : Público interno - Grupo de estudos: Professores e graduandos da UFF, especialmente de Produção Cultural, Psicologia, Direito, Antropologia, Educação, História e áreas afins. Público externo: - Curso de especialização em Etnoeducação: 26 Professores da Rede pública de Educação do Município de Oriximiná-PA, 07 gestores de Educação escolhidos pelo conselho municipal de Educação e 07 gestores de Cultura escolhidos pela conselho municipal de Cultura. Trabalho de campo: De acordo com as demandas que surjam no curso de especialização faremos imersões de campo nas comunidades e escolas correspondentes. Atendimento Indireto: Alunos, pais e demais comunitários das escolas participantes do Programa de Educação Patrimonial em Oriximiná-PA.
Local de atuação: GSI
Resumo
Essa ação se desdobra do Programa Educação Patrimonial em Oriximiná/PA (contemplado com PROEXT entre os anos de 2008 e 2016), desenvolvido no âmbito do IHS/UFF e IPSi/UFF. Integrado por docentes e alunos da UFF de diferentes cursos. Caracteriza-se por ações articuladas e processuais que se efetivam na interface entre a educação, a Cultura local e a Etnografia em Oriximiná/PA. O programa promove a interação entre saberes locais e acadêmicos e tem viabilizado uma perspectiva formadora tanto dos educandos quanto dos educadores, numa atenção circular da formação. A principal linha de ação se dá através de uma pesquisa-intervenção de construção coletiva da metodologia que vem sendo denominada Etnoeducação. De caráter transdisciplinar, agrega contribuições de diversos saberes num atravessamento com áreas acadêmicas (Antropologia, Psicologia, Educação) e os saberes locais que habitam o cotidiano dos atores de Oriximiná-PA. Interessados em acompanhar este processo rico de aprendizagem coletiva e heterogênea propomos no presente projeto continuar nossa busca por uma reflexão sobre nossas práticas que se dão no trabalho de campo em Oriximiná e em nossos encontros de equipe. Assim, propomos o acompanhamento sistemático dos processos coletivos de ensino aprendizado que vem ocorrendo. Daremos com isso suporte teórico e pratico para a principal atividade de extensão do Programa Educação Patrimonial em 2017: a consolidação da Pós graduação lato sensu em Etnoeducação com os professores e gestores da Educação e Cultura de Oriximiná-PA. Este projeto de extensão está vinculado a um dos eixos de sustentação da especilaização: o eixo metodologias de pesquisa e intervenção.