Coordenador : Renata Cazarini de Freitas
Ano: 2018
Publico Alvo : O público prioritário dessa ação extensionista é a comunidade estudantil de ensino médio vizinha ao Campus Gragoatá da UFF (Colégio Universitário Geraldo Reis/Coluni-UFF e Colégio Estadual Aurelino Leal), seus familiares e professores. Porém, como a materialização do compromisso ético e solidário da universidade pública com a comunidade passa por uma interação que seja transformadora, também alunos da graduação em Letras, calouros inscritos semestralmente na disciplina obrigatória Matrizes Clássicas, serão estimulados a comparecer às sessões. Espera-se público de 50 pessoas por filme.
Local de atuação: GLC
Resumo
O projeto Cineclube Matrizes Clássicas visa ao desenvolvimento humano a partir da reflexão e discussão de temas da Antiguidade clássica greco-latina conforme recebidos pela indústria cinematográfica. Propõe-se a atender a um público potencial amplo, numa abordagem inclusiva quanto à educação formal, ou seja, sem exigência de nível educacional mínimo, e também quanto à faixa etária e à opção de gênero, ou seja, estimulando a representação diversificada da comunidade local, numa interação que se pretende transformadora entre a universidade e outros setores da sociedade. Acredita-se no potencial da interação dialógica entre docentes, discentes e a ampla comunidade não universitária interna e externa ao campus, numa ação transdisciplinar de alcance humano para além do acadêmico. Acredita-se na produção de conhecimento decorrente dessa interação pela contribuição dos vários atores sociais com suas experiências de vida motivadoras de reações próprias a partir da situação fílmica e da consequente discussão temática de escopo humanista. Assim, essa ação se sustenta no tripé experiência na sala escura + reação individual + produção coletiva de conhecimento. O projeto se desenvolverá ao longo do ano letivo de 2018 com a exibição de oito filmes de renomada produção internacional, que tomam como modelo a dramaturgia da Antiguidade clássica, incluindo breve palestra introdutória sobre a situação fílmica específica, apoiada em texto escrito a ser distribuído para compor uma memória material cumulativa do projeto, e fechamento com debate sobre as experiências intelectuais e emocionais motivadas pela sessão na sala escura.