Coordenador : Priscila Pires Alves
Ano: 2018
Publico Alvo : Crianças com Transtornos do Espectro do Autismo e suas famílias
Local de atuação: VPS
Resumo
O projeto consiste em uma atividade desenvolvida por uma equipe interdisciplinar de professores da Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda, integrando o ADACA (Ambientes Digitais da Aprendizagem para Criança Autista), que tem como finalidade o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação para favorecer o aprendizado e a inclusão das pessoas com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA). Através do desenvolvimento de softwares de comunicação e jogos, busca-se apresentar alternativas de comunicação que possibilitem a expressão e desenvolvimento da pessoa com autismo. Além de atividades com os jogos desenvolvidos, realiza-se em paralelo, o trabalho com a família da pessoa com TEA, visando o favorecer estratégias de coping na interação e vinculação com a criança. Além disso, no aspecto da interação lúdica, busca-se o desenvolvimento e a abertura para diferentes formas de comunicação e expressão da pessoa com TEA.