Coordenador : Marcio Cataldi
Ano: 2018
Publico Alvo : Alunos do ensino médio da rede pública de ensino
Local de atuação: TER
Resumo
O projeto basicamente consiste em um laboratório itinerante, montado dentro de uma embarcação à vela de médio porte, onde os alunos do ensino médio da rede pública de educação podem ter um contato com instrumentos de medição e tecnologias de energia renovável. Em sua fase inicial, são ministradas aulas nas escolas para capacitar os alunos a participarem deste experimento, visando também uma troca de conhecimento entre a Universidade e a Escola. Em um segundo momento os alunos visitam o LAMMOC/UFF e aprendem a construir circuitos eletrônicos e sensores de baixo-custo, que serão utilizados no experimento com o veleiro. As aulas conciliam os conteúdos necessários para um melhor aproveitamento dos alunos nas atividades práticas com aqueles já aplicados em sala de aula. Por fim é realizada uma aula embarcada, onde os alunos realizam medições em áreas distintas, vivenciando também uma mudança de paisagem, sem a necessidade de mobilização de uma infraestrutura complexa. O projeto vem se tornando um meio de inovação tecnológica, educação ambiental, desenvolvimento e divulgação científica, compartilhado e construído de forma conjunta entre a sociedade e academia, trazendo benefícios relacionados à inclusão social, ensino de ciências e desenvolvimento tecnológico e científico. Sendo o seu principal objetivo o de plantar a semente da ciência nos alunos das classes mais pobres da população brasileira, mostrando a eles que o estudo pode ser uma opção para a sua vida e que, além disso, pode ser divertido e desafiador, sendo efetivamente um agente de transformação.