Coordenador : Margareth Silva de Mattos
Ano: 2018
Publico Alvo : O público-alvo do minicurso são os discentes de graduação e pós-graduação da UFF, os docentes da Educação Básica das redes públicas federal, estadual e municipais e da rede particular de ensino. O público-alvo das atividades de leitura, análise e avaliação dos livros concorrentes ao prêmio FNLIJ são os discentes da Creche UFF, do COLUNI, de graduação e pós-graduação de cursos de Pedagogia e Letras da UFF.
Local de atuação: SSE
Resumo
O Projeto Literatura como patrimônio, leitura e formação do leitor tem como principal objetivo desenvolver atividades que visam a apresentar a literatura como um patrimônio cultural por meio de práticas diversificadas de leitura literária, envolvendo professores de Educação Básica das redes públicas federal, estadual e municipais e da rede particular de ensino; de profissionais de outras áreas que se interessem pelas atividades do Projeto; de estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de Letras, Educação e outras áreas afins. Tais atividades serão propostas a partir de um acervo de livros recebidos de várias editoras que concorrem ao Prêmio FNLIJ, distinção máxima concedida aos melhores livros infantis e juvenis de diferentes categorias publicados no Brasil, quais sejam: criança, tradução/adaptação criança, jovem, tradução/adaptação jovem, reconto, tradução/adaptação reconto, informativo, tradução/adaptação informativo, poesia, imagem, literatura em língua portuguesa, melhor ilustração, livro brinquedo, teórico. A leitura, análise e avaliação dos livros terão como desdobramentos as seguintes atividades: i) atividades curriculares desenvolvidas com estudantes do curso de Especialização em Literatura Infantojuvenil do Instituto de Letras; ii) realização de um curso de extensão voltado para docentes, estudantes e outros profissionais de Educação, Letras e áreas afins; iii) realização de um debate público com o tema Patrimônio Cultural e Leitura Literária.