Coordenador : Flávia Maia Silveira
Ano: 2018
Publico Alvo : O público-alvo será constituído por grupos de pessoas com deficiências ou necessidades especiais, de acordo com as seguintes condições fisiológicas e patológicas que impliquem em alteração do protocolo de atendimento odontológico (segundo a classificação de Haddad, 2007): 1.Distúrbio da Inteligência; 2. Síndromes congênitas cromossômicas ou de origem mitocondrial e deformidades crânio-maxilo-faciais; 3. Defeitos físicos; 4. Distúrbios comportamentais e psiquiátricos; 5. Doenças sistêmicas crônicas e condições sistêmicas (diabetes; cardiopatias; doenças hematológicas; epilepsia; doenças autoimunes e vesicobolhosas, insuficiência renal crônica, pacientes irradiados em região de cabeça e pescoço; pacientes transplantados; pacientes imunossuprimidos por medicamentos; pacientes gestantes); 6. Doenças infecto-contagiosas; 7. Distúrbios sensoriais e de comunicação (surdez, alterações na acuidade visual e distúrbios da fala).
Local de atuação: FFE
Resumo
Na atenção à saúde bucal, a inclusão social de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais pode ser vislumbrada a partir de propostas para a integralidade da atenção à saúde e adoção de hábitos e estilos saudáveis. Este Programa tem como objetivos promover a atenção à saúde bucal de pessoas com necessidades especiais, além de promover a sensibilização e aperfeiçoamento técnico-científico de acadêmicos de Odontologia para a prática profissional que considere os aspectos biopsicossociais inerentes ao contexto da vida desses indivíduos. Os participantes são pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais atendidas pela Fundação Municipal de Saúde de Nova Friburgo, pelo PSE e pelas Instituições CCAEEP, AFAPE, seus familiares, profissionais destas instituições e organizações não governamentais envolvidas com o cuidado de tais pacientes. A equipe é composta por membros externos e internos, sendo docentes, servidor e alunos dos três cursos de Nova Friburgo. São realizadas ações de educação em saúde, atendimento odontológico (domiciliar e na clínica da Faculdade), discussão de casos e seminários. Espera-se que as propostas deste Programa melhorem a saúde bucal dos participantes e introduzam mudanças no processo ensino-aprendizagem, valorizando a interdisciplinaridade, intersetorialidade e a integração ensino-serviço-pesquisa, incluindo novos cenários de prática que sejam mais representativos da realidade social.