Coordenador : Dagmar de Mello e Silva
Ano: 2018
Publico Alvo : O Projeto Neuroeducação será realizado por estudantes de graduação de Biomedicina, Pedagogia e Psicologia da UFF. Os participantes, ao longo do período letivo, discutirão artigos referentes às três áreas, buscando integração. Uma vez por ano, será realizado um evento (simpósio) a fim de reunir profissionais e estudantes das áreas para discutir a intersecção das mesmas. O evento, no entanto, terá sua inscrição aberta a todos os públicos.
Local de atuação: SFP
Resumo
O Projeto Neuroeducação (ProNed) começou como uma proposta da Liga Acadêmica de Neurociências Biomédica da Universidade Federal Fluminense (LiNeB – UFF), que idealizou um evento em que se discutiria a Neurociência e sua importância e possíveis contribuições na área da educação. Para tal, se fazia essencial a interação do curso de Biomedicina com outros focados na mente humana e aprendizagem. O Projeto Neuroeducação (ProNed) tem em seu cerce a interdisciplinaridade, buscando uma troca de conhecimentos entre a biomedicina, pedagogia e psicologia, num intercâmbio entre os cursos nas áreas de neurociência e ensino, integrando saberes essenciais para que se conheça o funcionamento da mente humana – para tal, um corpo formado por alunos dessas diferentes graduações, em contato com professores, discutiriam artigos da(s) área(s) e promoveriam, uma vez a cada ano ou período letivo, um evento composto por palestras de profissionais, professores e alunos, além de uma mesa redonda para discussão do tema escolhido, a fim de integrar e produzir novos conhecimentos. Os resultados dos encontros do ProNed podem contribuir para a educação de uma maneira geral, otimizando o ensino e impactando positivamente não só o meio acadêmico, mas também a sociedade como um todo. O conhecimento se constrói sobre olhares diferentes sobre um mesmo ponto, e essa é a proposta do projeto, que visa melhorar as escolas e o ambiente universitário.