Coordenador : Simone Dantas de Souza
Ano: 2018
Publico Alvo : Alunos de graduação, em especial de licenciatura; Alunos de pós-graduação; professores e alunos do Ensino Médio. público em geral
Local de atuação: GAN
Resumo
A dificuldade que os alunos enfrentam em sua vida acadêmica com relação a matemática é bem conhecida em todos os ambientes sociais. Essa dificuldade pode ser traduzida com dados recentes do OCDE que apontam para o baixo desempenho de alunos brasileiros nesta disciplina. Nesse sentido, nosso grupo de pesquisa começou a desenvolver, desde 2008, ações que visam a melhoria do ensino de matemática. As principais intervenções de popularização foram realizadas com o financiamento de projetos FAPERJ e CNPq, coordenados por membros da equipe: oficinas para alunos do ensino médio da rede FAETEC (2009 e 2012); minicursos da Semana da Matemática para alunos de graduação da UFF (2008 e 2010); minicursos para o Prog. de Pós.grad. em Matemática da UFF (2011 ); orientação de tese de doutorado na área de jogos matemáticos (2010,2017); trabalho de campo no Salão de Cultura e Jogos Matemáticos em Paris (2013).Destacamos que o grupo é a representação brasileira da Antena Francesa de Modelagem Matemática (Maths.a.Modeler) vinculada ao Institut Joseph Fourier, na França, instituição que possui ampla experiência na área de popularização de Matemática. Além disso, o grupo anualmente aproxima pesquisadores das universidades brasileiras das escolas de ensino médio no Estado do Rio de Janeiro através do Workshop de Matemática Discreta e Aplicações (2013,2014,2015,2016,2017) e do concurso de filmes CurtaCiência (2014 e 2015). O nosso objetivo com este projeto é a reciclagem e formação de professores tendo como foco principal a desmistificação da matemática através do uso de situações do cotidiano.