Coordenador : Maína Bertagna Rocha
Ano: 2018
Publico Alvo : Licenciandos do Curso de Pedagogia, Geografia e Políticas Públicas, gestores e professores da rede municipal de ensino de Jacuecanga, Angra dos Reis, RJ, alunos da Educação Infantil e anos iniciais de escolarização da rede municipal de ensino, professores e alunos da rede privada de Angra dos Reis que se interessarem pelas oficinas e curso.
Local de atuação: DED
Resumo
Nos dias atuais, espera-se que o professor seja aquele que conduza práticas docentes e crie processos de aprendizado, além de ser alguém que lide com a diversidade cultural para intervir nos espaços públicos da educação. Assim, a formação de professores deveria ser valorizada e compreender o professor como indivíduo e a prática profissional embutida de valores, técnicas e responsabilidades. A formação inicial do professor de Ciências da Educação Infantil e dos anos iniciais de escolarização se dá no curso de Pedagogia. O ensino de Ciências, quando presente no curso, é abordado numa perspectiva teórico-metodológica e os conteúdos apresentam pouca articulação com a prática pedagógica do futuro docente. Em exercício, os professores de Ciências desta fase declaram não ter domínio dos conteúdos de Ciências e nem tampouco dos modos de ensinar estes conteúdos; sentem-se inseguros em ensinar Ciências de forma diferente da abordagem tradicional e expositiva, contestam a falta de material didático disponível e de infraestrutura escolar para o desenvolvimento de atividades práticas e experimentais. Neste contexto, a ação pretende utilizar o Laboratório de Ensino de Metodologias do Ensino Básico do Instituto de Educação de Angra dos Reis, RJ, para que licenciandos em colaboração com professores e coordenadores de escolas da rede municipal de Jacuecanga, Angra dos Reis, RJ, realizem oficinas e cursos de extensão que abordem conteúdos científicos variados e tragam estratégias didáticas baseadas na abordagem investigativa e experimental. Assim, espera-se que se contribua com a melhoria da formação docente e da educação cientifica de alunos da educação básica.