Coordenador : Carlos Alberto Campello Ribeiro
Ano: 2018
Publico Alvo : Dirigentes, técnico-administrativos, docentes e discentes do Curso de Graduação em Ciências Atuariais da UFF e demais cursos de graduação vinculados à Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFF, podendo ser ampliados para os demais cursos da Universidade. O projeto alcançará, também, a sociedade em geral, pois fornecerá elementos que poderão ser utilizados nas políticas públicas que favoreçam o desenvolvimento dos alunos no decorrer dos cursos. Os indicadores socioeconômicos, de evasão, acesso ao mercado de trabalho e de outras fontes proporcionarão subsídios para essas políticas, especialmente aquelas associadass às aççoes afirmativas. O quantitativo descrito no presente projeto refere-se apenas a fase de desenvolvimento nos cursos vinculados à Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFF. Posteriormente, esse número será ampliado na medida da expansão do projeto para outros cursos.
Local de atuação: STC
Resumo
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES, estabelece o sistema de avaliação que abrange todas as instituições de educação superior. Apesar da importância dessa iniciativa, esses componentes ainda privilegiam os resultados, distantes, portanto, dos princípios norteadores da melhoria contínua especificados no KAIZEN, que apregoam a ação sobre os processos para o atendimento das necessidades e desejos dos clientes. No caso dos cursos de graduação, podemos considerar como clientes, internos ou externos, os docentes, discentes, servidores e a sociedade em geral. Para atender ao propósito do projeto, a partir da aplicação de instrumentos de pesquisa serão delineados indicadores, onde serão analisados aspectos socioeconômicos, informações sobre o egresso, performance dos estágios e desempenho das disciplinas e das ações afirmativas. Inicialmente, o projeto continuará a ser aplicado no Curso de Ciências Atuariais da UFF, podendo ser ampliado para os demais cursos de graduação vinculados à Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFF, e posteriormente, para os demais cursos da Universidade. O projeto alcançará, também, a sociedade em geral, pois fornecerá elementos que poderão ser utilizados nas políticas públicas que favoreçam o desenvolvimento dos alunos.Os indicadores socioeconômicos, de evasão, acesso ao mercado de trabalho e de outras fontes proporcionarão subsídios para essas políticas, especialmente aquelas associadass às ações afirmativas. O quantitativo descrito no presente projeto refere-se apenas a fase de desenvolvimento nos cursos vinculados à Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFF. Posteriormente, esse número será ampliado na medida da expansão do projeto para outros cursos.