Coordenador : Virginia Léo de Almeida Pereira
Ano: 2018
Publico Alvo : Funcionários e Produtores Avícolas, professores, pesquisadores, acadêmicos de Medicina Veterinária e/ou Biologia, pós-graduandos em Medicina Veterinária, Médicos veterinários que trabalham no setor avícola e público atingido indiretamente: participantes de eventos do setor avícola e de higiene de alimentos em que serão apresentados os resultados dos trabalhos.
Local de atuação: MSV
Resumo
O Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo, ocupa a segunda colocação em produção de frangos de corte e é o sétimo maior produtor de ovos. O Rio de Janeiro tem uma produção em torno de 12 milhões de frangos de corte por mês, distribuídos em municípios como São José do Vale do Rio Preto, Três Rios, Bom Jardim, Rio Claro, entre outros. Além das aves do setor industrial, existem ainda pequenas criações caipiras espalhadas por todo o estado. O governo do estado incentiva a avicultura familiar. Visando garantir a saúde das aves e a qualidade dos produtos avícolas, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil definiu um programa de gestão de risco diferenciado, baseado em vigilância epidemiológica por monitoramento laboratorial e adoção de vacinas, para os estabelecimentos avícolas considerados de maior susceptibilidade à introdução e disseminação de agentes patogênicos no plantel avícola nacional e para estabelecimentos avícolas que exerçam atividades que necessitam de maior rigor sanitário. O presente projeto de extensão tem como objetivo o monitoramento sorológico e microbiológico das aves e o diagnóstico de doenças com prioridade para aquelas abordadas no Programa Nacional de Sanidade Avícola do Brasil, como a Micoplasmose e Salmonelose. Serão avaliados também outros fatores que interfiram na eficiência produtiva como a qualidade da água, do manejo e das instalações e higiene dos produtos derivados visando promover e contribuir para o desenvolvimento da avicultura fluminense e regional, assim como garantir a saúde dos animais e dos consumidores.