Coordenador : Neuza Rejane Wille Lima
Ano: 2018
Publico Alvo : Professores da Rede Municipal de Niterói, alunos de licenciatura da UFF e demais profissionais da educação interessados.
Local de atuação: GBG
Resumo
O presente estudo é fruto de pesquisas para o desenvolvimento de um produto visando à formação de professores no mestrado de Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense. Este estudo se preocupa com a da formação dos professores que atuam na escolarização de surdos, tanto em espaços considerados apropriados para acolhê-los (escolas bilíngues), como em escolas das redes regulares de ensino (escolas inclusivas). A comunidade surda vem lutando para que novas políticas públicas sejam implementadas, visando afirmação de seus direitos linguísticos e culturais. Para tal, nosso objetivo é realizar pesquisas, organizar e realizar um simpósio direcionado à formação do professor e sua atuação na escolarização de surdos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O referencial teórico será baseado em autores como Skliar (2006), Quadros (2008), Meireles (2014), Dorziat (2004), Nóvoa (2009), entre outros. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica com pesquisa participante a ser realizada durante a realização do seminário proposto. Assim, nos preocupamos com aspectos relativos às questões linguísticas, com a cultura surda, identidade surda e pedagogia surda, de forma que estes conceitos também perpassem a formação desses professores. Para tanto as pesquisas iniciais nos mostram que a formação do professor bilíngue se faz urgente e imprescindível para que tenhamos uma educação de surdos que verdadeiramente forme cidadãos conscientes, críticos e participativos da sociedade que constituem.