Coordenador : Cristina Maria Carvalho Delou
Ano: 2018
Publico Alvo : Professores, orientadores educacionais e orientadores pedagógicos
Local de atuação: GCM
Resumo
A dislexia é um transtorno de linguagem, de natureza biológica, que dificulta principalmente a leitura, mas, felizmente, pode ser minorado com estratégias pedagógicas. Assim, cabe ao professor e a escola criar espaços educativos que possam melhorar o processo ensino-aprendizagem, autoestima e rendimento dos estudantes disléxicos, com vistas à inclusão escolar. Considerando a dificuldade do docente ao lidar com a dislexia, o presente trabalho pretende sensibilizar os profissionais de educação, para que busque mais conhecimentos sobre este transtorno. Serão realizadas enquetes estruturadas com os professores e orientadores do Complexo Educacional e Esportivo de Excelência e Qualidade de Ensino Professor Darcy Ribeiro, localizado no município de Araruama. A partir dos resultados da enquete e do delineamento metodológico dessa pesquisa se iniciará um segundo momento com a busca dos profissionais especializados, a divulgação e a realização de um workshop. A partir das falas dos especialistas, das questões colocadas pelos participantes e das respostas, será confeccionado um relatório final do evento, a ser disponibilizado para escola. Busca-se, como objetivo principal, a sensibilização do professor para a questão muitas vezes ignorada da dislexia no âmbito escolar, adaptado suas práticas às necessidades de seu alunado.