Coordenador : Fernando de Souza Paiva
Ano: 2019
Publico Alvo : Público interno da universidade/ Instituto - cerca de 200 alunos do curso de Pedagogia e demais licenciaturas participantes dos eventos; 01 docente e 01 servidor técnico-administrativo do INFES; Instituições Governamentais Estaduais (Colégios Estaduais pertencentes À Secretaria de Estado de Educação - SEEDUC) - cerca de 200 alunos/professores participantes dos eventos, dos Colégios Rui Guimarães de Almeida - CERGA (Santo Antônio de Pádua - RJ) e Instituto de Educação de Miracema (Miracema - RJ)
Local de atuação: PCH
Resumo
Este projeto visa integrar os alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES) e os alunos das demais licenciaturas ofertadas pelo INFES, aos alunos/professores do Curso de Formação de Professores em Nível Médio na modalidade Normal, promovendo diálogos entre ambos, de forma a fortalecer o campo da formação de professores da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, e integrar os espaços de formação docente no interior fluminense (regiões serrana e noroeste). A LDB n. 9.394/96, no Artigo 62, admite que a formação de professores para atuar na Educação Infantil e nos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental seja feita na modalidade Normal. Segundo Fonseca (2018), no Estado do Rio de Janeiro, até o ano de 2017, dos 92 municípios, um total de 75 ofereciam o Curso Normal de Nível Médio, totalizando 20.892 alunos matriculados. Segundo a pesquisadora (com dados da SEEDUC), nas regiões serrana e noroeste fluminense, até o ano de 2017, 20 colégios ofertavam o referido curso, sendo 08 na região serrana e 12 na região noroeste fluminense. Estes dados indicam a força e a vitalidade que ainda possui o Curso Normal de Nível Médio em todo o Estado do Rio de Janeiro. Ao lecionar nos cursos de licenciatura do INFES, tenho observado a existência de um número expressivo de egressos do Curso Normal. Nas disciplinas em que leciono geralmente esses alunos apresentam melhores resultados e participação nas aulas que os demais.