Coordenador : Rosa Malena de Araújo Carvalho
Ano: 2019
Publico Alvo : Professores e Professoras Licenciados em Educação Física, Pedagogia e Letras das Redes Públicas Municipais e Estadual, atuantes na EJA; Gestores da Educação Básica (Redes Públicas Municipais e Estadual, também atuantes na EJA). Dez por cento (10%) das vagas estarão destinadas aos graduandos e graduandas em Educação Física, Pedagogia e Letras (cursos de Licenciatura).
Local de atuação: GEF
Resumo
O acesso e permanência à escola, para todos, ainda não se consolidou no Brasil. Junto com isso, práticas corporais e elementos curriculares que colocam o corpo em evidência - como a educação física - são negados ou com oferecimento restrito. O que impossibilita estudo das questões contemporâneas que exigem diferentes saberes; assim como dificulta a inclusão dos alunos e alunas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com suas especificidades e repertórios de conhecimentos, que trazem para as escolas, como adultos e trabalhadores. Muitos naturalizam as condições que marcam os sujeitos da EJA, os colocando como culpados por sua baixa escolarização e negando a formação, no Brasil, de uma população filha de escravos de ontem. Destacando que 10% da população brasileira é analfabeta, reconhecemos o papel das Universidades para que esses jovens e adultos tenham direito aos estudos e que, ao exercê-lo, acompanhado de deveres que o estudar carrega, suspenda as previsibilidades que determinam seu futuro. Ideia que requer reforços na formação docente (para essa Modalidade) e, ao mesmo tempo, pode causar diferentes impactos sociais: pela história da EJA reconhecer uma dívida social com parte da população; por identificar que o tempo e o lugar para estudar também é formação humana; por poder quebrar a previsibilidade que coloca muitos jovens em situações de riscos). Articulando com ensino e pesquisa, esse Curso de extensão coloca o corpo e as práticas corporais como parte da formação, pelo universo da cultura corporal e, como uma das linguagens da vida em sociedade.