Coordenador : Phellipe Marcel da Silva Esteves
Ano: 2019
Publico Alvo : Estudantes de cursos de bacharelado e licenciatura (preferencialmente, Letras, Comunicação Social e Pedagogia), estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores de universidades públicas e privadas. Além disso, interessados, de modo geral, em publicações impressas e virtuais.
Local de atuação: GCL
Resumo
Propomos, nesta candidatura de projeto de extensão, um trabalho teórico-prático-profissional com um objeto não raro negligenciado pelos cursos de Letras: o livro. Os chamados estudos do livro estão frequentes num amplo raio de cursos acadêmicos, sobretudo nas humanidades: comunicação social, história, economia, pedagogia, biblioteconomia, arquivologia etc. No curso de Letras, de modo geral, esse objeto comparece em disciplinas como teoria da literatura, ecdótica, filologia. Entretanto, raramente é elencado a objeto científico. Analogamente, em outros campos (como na Comunicação Social), a formação do trabalhador e do intelectual do livro é subalternizada em preferência a outras áreas (como publicidade e propaganda, jornalismo, etc.). Por isso, neste projeto privilegiamos um olhar sobre o livro, preferencialmente no curso de Letras, com uma visada discursiva, sobretudo atravessada pela História das Ideias Linguísticas e pela História do Livro. Em nosso planejamento, incluímos atividades que articulam capacitação, reflexão e prática editorial, de modo a ofertarmos ao público ações como: (a) produção de publicações sobre a temática do livro — os chamados livros sobre livros —; (b) oficina(s), (mini)curso(s) e evento(s) voltados à profissionalização no setor editorial; (c) reflexão discursiva sobre o livro e aquilo que o envolve. Assim, ao articular ensino, pesquisa e extensão, nos desdobramos não só como pesquisadores que buscam entender o processo de disciplinarização do livro, mas também como atores dessa disciplinarização.