Coordenador : Ana Paula Bragaglia
Ano: 2019
Publico Alvo : O público-alvo principal do projeto são alunos e professores do ensino básico, tanto médio como fundamental, tendo em vista o objetivo de incentivar a educação crítica frente ao consumo, à publicidade e a demais ações mercadológicas. Entre estes alunos, incluem-se os que possam estar interessados na profissão de publicitários, marketing e outras afins. O contato com professores se justifica porque, através do projeto, este público pode obter informações relevantes para serem utilizadas juntos a seus alunos em sala de aula, contribuindo para esta importante tarefa de educação crítica em relação à sociedade de consumo e midiática na qual todos estão inseridos. Também compõe o público-alvo das ações profissionais do mercado, além dos próprios alunos e professores de cursos de Comunicação social e afins da Uff e de outras universidades.
Local de atuação: GCO
Resumo
O projeto atua também em conjunto com o projeto de extensão da UFRJ chamado Obs. - Observatório de Publicidade Expandida, coordenado pela prof. da UFRJ Patrícia Burrowes (https://goo.gl/zeG56G), através de parceria interinstitucional. O objetivo principal do Contatos é entrar em contato com movimentos sociais, alunos e professores de escolas públicas, e público em geral para compreender demandas/críticas em relação à sociedade de consumo/publicidade, debater com eles as estratégias mercadológicas contemporâneas, buscando promover a leitura crítica de tais ações, bem como (re)construir alternativas éticas publicitárias tendo como base essas e outras trocas e reflexões. Busca-se com isso alimentar transformações no mercado e nos cidadãos em torno de práticas de consumo e ações mercadológicas, de modo a contribuir para que haja menos mal-estar para os sujeitos e a coletividade inseridos na atual sociedade de consumo. São nossas frentes de ação: produção de conteúdo para site e fanpage; realização de eventos, oficinas, participação em debates e entrevistas, entre outras abordagens. O Contatos é uma realização do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, contando com o apoio do Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano - PPGMC, via Lapa - Laboratório de Pesquisas Aplicadas (Uff). Fanpage e site: https://www.facebook.com/Contatos.publicidade?ref=ts&fref=ts e https://reconstruindoapublicidade.wordpress.com/.