Coordenador : Wanderley Moura Rezende
Ano: 2020
Publico Alvo : O público alvo é constituído predominantemente por professores de matemática, da educação básica, do ensino superior e de licenciandos em matemática.
Local de atuação: GMA
Resumo
O Programa Dá Licença consiste de um conjunto de projetos articulados integrando Ensino-Pesquisa-Extensão voltados para a formação inicial e continuada do professor de matemática e que visam essencialmente: (1) Produção e Intercâmbio de Informação, (2) Integração Ensino/Serviço/Sociedade, (3) Eventos. Fazem parte do núcleo permanente do Programa os seguintes projetos: (i) Caderno Dá Licença, (ii) Jornal Dá Licença, (iii) Eventos em Educação Matemática e (iv) Centro de Memória de Educação Matemática e Biblioteca Dá Licença. Somam-se a esses projetos duas ações já consolidadas: o Cineclube e o Ciclo de Seminários Ensino de Matemática: Pesquisa e Prática, além dos grupos de estudos Se Jogando na Matemática e Histórias em Quadrinhos para o Ensino de Matemática. Para 2020, agregam-se as quatro ações a seguir: 1. Novas Tecnologias na Formação do Professor de Matemática tem como objetivo dar suporte ao estudante ingressante no curso de Matemática da UFF com a produção de Podcasts e de videos temáticos relacionados à formação inicial e continuada do professor de matemática. 2. Modelagem Matemática no Ensino de Matemática é consequência do sucesso da realização da disciplina optativa do curso de Licenciatura em Matemática de mesmo nome. 3. Vaivém - Brincadeiras matemáticas tem por objetivo aproximar os estudantes da educação básica para o pensamento matemático, desconstruir a ideia de que a matemática é algo rígido, que já está feita e que o professor sabe e o aluno não. 4. ‘Oficinas iterativas de divulgação da matemática abstrata’ pretende- se ampliar as ações do Programa da divulgação da Matemática enquanto ciência.