Coordenador : Joel Austin Windle
Ano: 2020
Publico Alvo : Professores e alunos da rede pública de ensino básico de Niterói
Local de atuação: GLE
Resumo
O projeto consiste na formação continuada dos professores e na elaboração de abordagens para uso de novo de material didático para ensino de culturas e línguas estrangeiras nas escolas municipais de Niterói. O projeto se justifica pela produção recente de recursos didáticos, principalmente no Ensino Fundamental 1 (1ª a 5ª série), não contemplado no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para a área de língua estrangeira. A elaboração das abordagens para uso do material seguirá princípios do ensino comunicativo e dos novos letramentos, assim como as abordagens instrumentais estabelecidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). O trabalho será feito em forma de reuniões de trabalho com a Fundação Municipal de Educação e os professores membros do grupo de referência curricular, oficinas, elaboração e adaptação de materiais em função das necessidades identificadas, pilotagem e avaliação do uso dos materiais, e formação continuada. A equipe será formada por alunos da graduação e pós-graduação. O projeto será integrado às atividades regulares das disciplinas de Linguística Aplicada e Aquisição da Linguagem, e do Núcleo de Estudos Críticos em Linguagem, Educação e Sociedade (grupo de pesquisa CNPq). O projeto beneficiará os professores e alunos da rede municipal, que irão receber formação para uso eficaz do material a ser distribuído pela Fundação Municipal de Educação.