Coordenador : Frederico Policarpo
Ano: 2020
Publico Alvo : O público alvo do projeto são os alunos da Escola Estadual Walter Orlandine, assim como os professores e funcionários do local. Buscamos através deste projeto estreitar os vínculos acadêmicos e profissionais com os alunos através da interlocução entre a universidade e a escola pública, abordando de maneira acadêmica, preventiva, informativa e educativa questões relacionadas a administração de conflitos que envolvam situações de uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas no ambiente escolar. Esta cartilha virtual poderá ser utilizada inclusive como material didático. Portanto, nosso público alvo são os membros da escola que participam ativamente da administração de conflitos escolares que envolvam o uso e o abuso de drogas, e também membros da escola que estão inseridos em contextos de uso e abuso de drogas. Os número de membros das Instituições Governamentais Estaduais representa uma estimativa do público que pode ser alcançado com o projeto, incluindo professores, funcionários e alunos da Escola Estadual Walter Orlandine.
Local de atuação: DSP
Resumo
O objetivo da presente proposta é contribuir para a integração entre professores e estudantes de escolas públicas com professores e estudantes da Universidade Federal Fluminense através da difusão e da produção de estudos sobre Segurança Pública e administração de conflitos, tendo como ênfase a abordagem educativa sobre prevenção à abusos de drogas lícitas e ilícitas. A perspectiva é a das ciências sociais, notadamente a antropologia. O projeto foi elaborado por pesquisadores do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC), coordenado pelo proponente, e toma como base projetos de pesquisa realizados desde o ano de 2016 em uma escola da rede estadual do Rio de Janeiro na cidade de São Gonçalo (região metropolitana). Tais projetos contaram com o apoio do CNPq através dos editais visando a concessão de bolsas de Iniciação Científica Junior para alunos de Ensino Médio, e tiveram como resultado mais notável até o momento a produção de conhecimento acerca das múltiplas naturezas dos conflitos escolares e a socialização de jovens estudantes da rede pública de ensino. Portanto, de acordo com a proposta do presente edital, este projeto visa ampliar o alcance do trabalho já realizado, por meio da produção de uma cartilha virtual com características informativas, educativas e preventivas sobre o abuso de drogas lícitas e ilícitas, seja no ambiente escolar ou não. A produção da cartilha se dará através de perguntas formuladas pelos próprios alunos, professores e funcionários da escola onde o projeto será aplicado, contando com reuniões de pesquisa, palestras, seminários e grupos focais.