Coordenador : Diana Negrão Cavalcanti
Ano: 2020
Publico Alvo : O público-alvo são indivíduos com transtorno de espectro Autista de todos os níveis de escolaridade, pais e familiares, bem como professores pertencentes à escolas municipais, estaduais ou federais dos municípios atendidos.
Local de atuação: GBM
Resumo
O autismo é uma desordem do desenvolvimento neural e se caracteriza por alterações na interação social, na comunicação e no comportamento. Embora o autismo não seja explicado inteiramente em termos sensoriais, problemas sensórios-perceptivos possuem um papel importante no transtorno do espectro autista. Dentre os muitos fatores que obstaculizam a concretização da inclusão escolar de crianças autistas têm destaque a ausência de ferramentais sobre a prática nos cursos de formação de professores e agentes de apoio à educação, entre eles o mediador escolar, além de conteúdos específicos sobre o processo de ensino e aprendizagem das pessoas com autismo. Portanto, as atividades pedagógicas são fundamentais para o desenvolvimento e a socialização infantil das pessoas com TEA. Algumas estratégias e atividades pedagógicas contribuem para que o processo de aprendizagem do autista seja eficaz e ele se torne mais sociável e desperte seu talentos. Desta forma, o objetivo principal deste projeto é proporcionar aos alunos com TEA uma educação verdadeiramente integradora possibilitando não só o acesso, mas também a permanência destes alunos, preferencialmente, dentro da rede regular de ensino. Para tanto pretendemos oferecer atividades de integração sensório-motora para pessoas com TEA durante as visitas do Ciências Sob tendas em escolas e eventos específicos para autista.