Coordenador : Domingos Barros Nobre
Ano: 2020
Publico Alvo : a) 25 alunos do Curso de Magistério Indígena; b) 25 alunos do Fundamental II c) 25 alunos do Fundamental I Guarani d) 08 alunos de Graduação dos Cursos de Pedagogia, Geografia e Políticas Públicas do IEAR/UFF; e) 08 professores do Município de Angra, que atuam no Col´´gio Indígena f) 08 professores do Estado, que atuam no Colégio Indígena g) 07 professores do IEAR/UFF h) 02 alunos de Pós-Graduação (UNIRIO e Univ. Cádiz)
Local de atuação: DED
Resumo
O programa é um conjunto de seis ações extensionistas articuladas com Ensino e Pesquisa, que visam colaborar na implementação de políticas públicas de promoção da Igualdade Racial através de aumento de escolaridade básica, habilitação em magistério indígena e produção de material didático bilingue, com jovens e adultos Guarani do Rio de Janeiro. Articula-se Educação e Cultura pela promoção de igualdades de condições sócio-culturais às comunidades Guarani de terem acesso ao Ensino Superior. Está baseado: Produção de material didático em livros, audiovisual e fotografias num Curso de Ensino Médio com Magistério Indígena, e nas turmas de Ensino Fundamental II Guarani. Estão previstos os seguintes produtos/processos: Produção de 01 documentário didático curta-metragem em DVD através de Curso de Vídeo; Continuação da Produção de Cartografia Social digitalizada com um Diagnóstico das comunidades envolvidas; Finalização de um livro didático de Ensino de Língua Guarani – Fundam. II; Finalização de um livro didático de Ensino de Língua Guarani – Ens. Médio; Finalização de um livro didático de Ensino de Língua Portuguesa como Segunda Língua – Fundamental II; Processo de reorientação curricular do Ensino Médio e do Fundamental I e II, através de Curso de Formação Continuada aos professores indígenas guarani em parceria com o projeto de pesquisa (PIBIC/UFF).