Coordenador : Katia Faria de Aguiar
Ano: 2020
Publico Alvo : Estudantes secundaristas de um colégio público federal situado na cidade de Niterói (Colégio Pedro II - Campus Niterói) e estudantes do pré-vestibular Projeto Construindo Saber em processo de preparação para seleção de entrada no Ensino Superior.
Local de atuação: GSI
Resumo
O processo de escolarização no Brasil é, por vezes, marcado pela individualização e pela competição, investindo os jovens de responsabilidade pelo sucesso ou fracasso em seu desempenho.. No momento do vestibular essas sensações se intensificam e o peso do resultado final fica, novamente, ao encargo do estudante, tornando o caminho mais solitário e penoso. Considerando que a Psicologia, como ciência e profissão, é implicada diretamente na produção do modo de avaliação de desempenho escolar hegemônico, que muitas vezes é responsável por individualizar questões socialmente produzidas,o presente projeto propõe-se a realizar grupos de encontro com estudantes do Ensino Médio do Colégio Pedro II - Campus Niterói e atuar nos espaços deliberativos e de convivência junto aos estudantes e educadores do pré-vestibular Projeto Construindo Saber. A partir de questões/temas disparadores, usaremos recursos como oficinas, exercícios reflexivos e outras práticas de enfoque primordialmente grupal, visando: 1. ampliar o conhecimento dos participantes sobre os processos nos quais estão envolvidos e 2. traçar coletivamente estratégias para potencializar uma experiência de preparação para o vestibular que seja menos adoecedora. Sendo assim, nossa aposta é a de que a cooperação e a partilha de dificuldades, bem como a criação e o compartilhamento dos planos de ação possíveis, possam gerar um abrandamento dos efeitos mais imediatos do período do vestibular para os estudantes, gerando um espaço acolhedor e promotor de saúde. Além do retorno à comunidade local, o trabalho realizado contribui na formação profissional dos extensionistas na área de psicologia junto às instituições de ensino.