Coordenador : Lucianne Fragel Madeira
Ano: 2020
Publico Alvo : Público em geral, de faixa etária e perfil sociocultural variados a saber: - alunos e professores do Ensino Fundamental e Médio pertencentes às escolas municipais, estaduais ou privadas dos municípios atendidos; - discentes da graduação e pós-graduação, internos ou externos da UFF, que receberão treinamento e participarão como mediadores; - público em geral, participantes das atividades.
Local de atuação: GNE
Resumo
A compreensão dos fenômenos físicos, químicos e biológicos não é uma tarefa simples, principalmente, caso a abordagem dos conteúdos seja realizada apenas através de uma exposição teórica formal. Assim, cabe às atividades de popularização científica o importante papel de informar e até mesmo educar cientificamente o cidadão através dos mais variados processos de comunicação científica. Portanto, o desenvolvimento e ampliação de atividades científicas lúdicas, interativas e criativas para o público leigo contribuirão para a inclusão científica, que pode ser fundamental para o despertar de vocações e para a compreensão de que a prática científica não está afastada do cotidiano. O objetivo do programa Ciências Sob Tendas é promover a popularização e enculturação científica no estado do Rio de Janeiro, propiciando a sensibilização e compreensão pública da ciência e da tecnologia através do desenvolvimento de atividades lúdicas, criativas e interativas. O programa contempla as seguintes modalidades de atividades: Ciência móvel; Eventos de comunicação Científica; Exposições presenciais e virtuais de CT&I; Portas abertas; Seminário e ciclo de palestras, tanto presencial quanto com transmissão online ao vivo; Mostra de Teatro Científico; Conjunto de Oficinas de CT&I e Mostra de vídeos. Esperamos que as ações desenvolvidas possam promover uma maior conscientização da população sobre a importância ciência para o desenvolvimento tecnológico, econômico e social do Estado do Rio de Janeiro e do nosso País, compartilhando e valorizando os conhecimentos científicos, articulando não só as instituições de pesquisa e ensino superior, mas também as instituições de educação básica e a população como um todo.