Coordenador : Raquel Luise Pret
Ano: 2020
Publico Alvo : A proposta surge no âmbito do Departamento de Ciência da Informação, sendo assim, primeiramente voltada para os alunos e professores dos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia e Documentação. No entanto, é possível que o projeto seja amplificado para todas as pessoas interessadas seja o público interno da Universidade, seja a comunidade externa.
Local de atuação: GCI
Resumo
A crise gerada pela covid-19, não somente de saúde física e econômica, mas também psicológica, tem afetado profundamente os alunos da Universidade Federal Fluminense. A perda da rotina, o medo da perda de entes queridos, o desemprego, a suspensão do calendário escolar e as incertezas com o futuro acadêmico são alguns dos fatores envolvidos. O isolamento e a falta de contato pessoal com amigos, colegas da universidade e professores podem gerar grandes níveis de ansiedade. Com o objetivo de aproximar novamente a comunidade por meio de rodas de conversa esse projeto foi criado. O intuito é criar um espaço para ouvir as dores, queixas, temores, mas também, projetos futuros, ações emergenciais que podem ser pensadas e decididas coletivamente, além de debater assuntos atuais acerca do campo de formação de cada membro disposto a participar. A intenção é despertar o senso de coletividade, de comunidade, mitigando o distanciamento, aproximando pessoas. As rodas de conversa são consideradas como importante metodologia de aprendizado coletivo e democrático. Diversas habilidades podem ser desenvolvidas como investigação, reflexão, organização e avaliação, onde naturalmente líderes serão potencializados ou até mesmo descobertos durante o percurso. Assim, pretendemos com o projeto criar um canal de comunicação entre estudantes, professores, funcionários e demais membros da comunidade UFF que queiram participar dessa proposta. Inicialmente voltado aos alunos dos cursos de Biblioteconomia e Arquivologia, sua caracterização não é um fator impeditivo. A intenção é que qualquer pessoa interessada participe.