Coordenador : Lucia da Cruz de Almeida
Ano: 2020
Publico Alvo : Professores de Física do Ensino Médio e de Ciências do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos, docentes do Ensino Superior, particularmente aqueles que atuam com a pesquisa e a prática pedagógica na formação inicial e continuada de professores, licenciandos em Física, mestrandos em Ensino de Ciências/Física, alunos dos Ensinos Fundamental e Médio e público geral interessado em assuntos de Ciências da Natureza.
Local de atuação: GFI
Resumo
O ensino e a aprendizagem da Física e Ciências na Escola Básica têm sido objeto de investigação nas pesquisas voltadas para a educação em Ciências. Apesar das últimas medidas do governo federal relativas ao Ensino Médio, as recomendações oriundas da pesquisa, bem como aquelas decorrentes dos documentos oficiais subsidiários à Lei de Diretrizes e Bases da Educação, continuam válidas e têm apontado, dentre outras questões, que há um descompasso entre as recomendações e efetivas mudanças nas práticas educativas. Nesse sentido, a Universidade tem um papel relevante na efetivação de melhorias no ensino das disciplinas relativas ao ensino das Ciências da Natureza, por meio da formação de professores. Assim, na execução deste projeto, voltamos nossa atenção para a produção e socialização de material didático diversificado e condizente com as atuais tendências para o ensino de Ciências, com ênfase na Física. Contamos com a participação de docentes do Ensino Superior e professores em formação inicial e continuada licenciandos e professores mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza - UFF) que, à luz de referenciais teóricos, refletem sobre a prática docente e passam a atuar como produtores e divulgadores de estratégias e recursos alternativos ao ensino tradicional. Como forma de ampliar a abrangência geográfica do projeto e simultaneamente atender à demanda daqueles professores e estudantes que se encontram distantes dos centros de produção do conhecimento, os resultados do projeto são socializados na internet por meio do Blog Propostas Ensino de Física