Coordenador : Marta Nidia Varella Gomes Maia
Ano: 2020
Publico Alvo : Profissionais da Educação Infantil das redes públicas e privadas, Profissionais e Pesquisadores da área da Educação e dos direitos das Crianças e alunos dos Cursos de Graduação e Nível Médio na Modalidade Normal.
Local de atuação: SSE
Resumo
A ação de extensão, materializada na proposta de constituição do Coletivo de Educação Infantil, busca criar e consolidar um espaço-tempo para pensar os cuidados imprescindíveis relacionados às atividades nas instituições de Educação Infantil da cidade de Niterói, no contexto da pandemia COVID19. Nesse sentido, projeta-se como uma modalidade de encontro formativo, aberto aos profissionais das redes públicas e privadas. Articulado aos pressupostos do Círculo de Estudo e Pesquisa Formação de Professores, Infância e Arte (FIAR), da FEUFF, em sua linha de pesquisa Educação Infantil e prática pedagógica, o projeto tem como objetivo impulsionar o encontro entre sujeitos que estudam a Educação infantil (professores e pesquisadores) ou trabalham na Educação Infantil (professores, coordenadores, diretores, gestores, assistentes, etc.), para o compartilhamento de experiências sobre as práticas na educação das crianças pequenas. A partir das narrativas dos sujeitos participantes, e no horizonte de constituição da reflexão coletiva, analisar as práticas tendo por base os pressupostos expressos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI (BRASIL, 2010) – na pandemia e após a pandemia. Desenvolvido, no contexto do isolamento social, por meio de plataformas digitais, os encontros terão periodicidade semanal, instigados por leitura e discussão de textos, relatos de práticas e conversas com especialistas, a depender dos temas pautados pelos participantes. A roda de conversa qualificada é assumida como método, pressupondo o ouvir atento e o falar implicado; uma roda na qual todos e todas são acolhidos em suas narrativas e são instados a elaborá-las no encontro com a narrativa dos pares.