Coordenador : Diego Carlos Pereira
Ano: 2020
Publico Alvo : O público alvo desse projeto estende-se a estudantes das diversas licenciaturas da UFF e de quaisquer outras instituições no Rio de Janeiro e no Brasil, bem como a docentes da educação básica e superior que se interessam pela reflexão da prática docente e dos diferentes espaços educativos. Nesse sentido, o projeto assume relevância ao produzir conteúdos que promovam espaços de diálogo e experiências para a formação inicial (no caso dos licenciandos) e continuada (no caso dos docentes) considerando a acessibilidade remota, as condições socioeconômicas do público alvo e a imprevisibilidade de retorno dessas atividades na modalidade presencial no ano de 2020. Cabe ressaltar ainda que, além desse público alvo específico, os vídeos poderão ser assistidos e compartilhados por quaisquer outros sujeitos enquanto produções pedagógicas, científicas, culturais, artísticas e filosóficas que interessam a qualquer setor da sociedade. Frisamos que, para alcançar esse público alvo, os bolsistas farão intenso trabalho de divulgação dentro das próprias redes sociais e em outras redes de professores, buscando ampliar o acesso aos conteúdos produzidos com os relatos docentes.
Local de atuação: SSE
Resumo
Essa iniciativa tem como objetivo geral produzir minimídas por meio de vídeos veiculados via redes sociais, mobilizando relatos de experiências de professores que atuam em diversos espaços formais e não formais de educação, contando suas trajetórias e a relação com a docência no período de Pandemia de Covid-19, a fim de promover espaços de diálogo formativos remotos. Objetivos específicos: fortalecer a formação docente e o diálogo com os docentes das esferas educacionais relativas ao ensino fundamental e médio e de espaços não formais de educação; compreender os diversos lugares de docências como práticas pedagógicas, políticas e poéticas que evocam singularidades; articular diferentes práticas educacionais a partir dos movimentos sociais e conhecimentos docentes no âmbito pedagógico, científico, cultural, artístico e filosófico; roteirizar, produzir e editar material audiovisual no formato de vídeo educacional para as redes sociais. Logo, evocamos o conceito de lugar para tratar desses diversos espaços de experiências docentes nos quais orbitam políticas, poéticas e práticas pedagógicas, que se expressam consoantes e singulares. O projeto pretende ecoar a multiplicidade dos caminhos da educação e dos fazeres docentes acompanhando em seus relatos, trajetos e práxis educativas diversas através da produção de minimídias por meio de vídeos veiculados via redes sociais. A partir dos vídeos propostos buscam-se resultados que abrangem aspectos institucionais, de ensino, de formação de professores, de extensão e fomento da permanência discente. O intuito é colaborar para o pensamento criativo e crítico-reflexivo, possibilitando a alteração de métodos tradicionais de transmissão de informações, pautados na repetição e na memorização passiva