Coordenador : Alexsandra dos Santos Oliveira
Ano: 2020
Publico Alvo : Discentes do INFES, professionais que atuam na Educação Básica, técnicos das Secretarias Municipais de Educação de Santo Antônio de Pádua, Gestores escolares, discentes de outras instituições de ensino superior.
Local de atuação: PCH
Resumo
O Grupo de Estudo e Pesquisa Gestão Escolar Política e Subjetividade (Gepsub) visando atender aos pressupostos de ensino, pesquisa e extensão, cria o Programa de Extensão do Grupo de Estudo Gestão Escolar Política e Subjetividade: Diálogo e Experiência na Formação Inicial e Continuada de Professores no Noroeste Fluminense. Ação que pretende eleger experiência, escuta e diálogo com discentes (formação inicial) e docentes (formação continuada). Seu objetivo passa por refletir a respeito dos diferentes caminhos e aproximações entre a Universidade e a escola na Educação Básica. Ação que se estreita em momentos de Pandemia-Covid-19, isolamento social e ensino remoto emergencial, observando seus impactos nos sujeitos vinculados a ambas instituições. Pretende-se assim, atuar em diferentes propostas de formação: encontros, grupo de estudo, minicursos, lives e webnários, pesquisas, enquanto durar crise de vigilância sanitária causada pela Pandemia do Convid-19. As atividades acontecerão privilegiando momentos coletivos e individuais afim de dialogar e analisar em pressupostos do Método fenomenológico de pesquisa as práticas pedagógicas, no currículo, na didática, no planejamento da escola, na gestão escolar, nas famílias e na política educacional, buscando na voz dos sujeitos (experiência, narrativa, história de vida) a intersubjetividade ao problematizar a práxis de professores/pesquisadores em momentos de Pandemia - Covid-19 e pós-pandemia.