Coordenador : Adriana Santos da Mata
Ano: 2020
Publico Alvo : Professores que atuam na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental; estudantes do curso de formação de professores em nível médio (‘Curso Normal’), de cursos de graduação e pós-graduação na área da Educação, e demais interessados em dialogar sobre temáticas relacionadas às infâncias.
Local de atuação: Creche UFF
Resumo
A Educação Infantil do COLUNI/UFF está comprometida e alinhada com a política acadêmica da universidade ancorada no tripé ensino, pesquisa e extensão. Desde 1997, a unidade tem se constituído como um espaço importante de formação continuada com professores de redes públicas de educação. A fim de continuar esse legado, apresenta-se proposta de curso de extensão para formação continuada de professoras que atuam na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Destaca-se como objetivo da ação: fomentar o diálogo no intercâmbio de saberes e fazeres docentes articulando prática e teoria de modo crítico e reflexivo. A fundamentação teórico-metodológica segue os princípios da pesquisa com o cotidiano (CERTEAU, 2008; FERRAÇO, 2008) e da perspectiva dialógica (FREIRE, 1988, 2006), enfatizando o caráter coletivo, colaborativo, cooperativo da profissionalidade docente (NÓVOA, 2020). A dinâmica dos encontros partirá de Rodas de Conversa nas quais as professoras serão convidadas a compartilhar experiências sobre temas pertinentes ao trabalho cotidiano. Tais vivências serão provocadoras do debate e de compreensões que respeitem as especificidades do trabalho com crianças pequenas (BRASIL, 2009). A proposta metodológica se desenha como um exercício de aprender a escutar a si e aos outros, de compartilhar e refletir sobre as práticas, revisitando concepções, planejamento, avaliação, atuação e relação com as crianças. E neste tempo de pandemia que tem gerado tanto questionamento sobre o papel da escola, torna-se urgente (re)pensar, (re)inventar e ressignificar os saberes e os fazeres pedagógicos em todos os segmentos, da Educação Básica ao Ensino Superior.