Coordenador : Amanda Oliveira Rabelo
Ano: 2020
Publico Alvo : Docentes das escolas públicas da região Noroeste Fluminense, em especial os egressos da UFF. Alunos da Universidade da graduação e mestrado. Outros docentes da UFF e um técnico administrativo.
Local de atuação: GES
Resumo
Este projeto tem por objetivo fazer uma investigação-ação sobre a inserção profissional do docente recém-formado no curso de Pedagogia da UFF/INFES em Santo Antônio de Pádua, com foco nas experiências que promovam o diálogo entre universidade e escola, traçando paralelos entre as estratégias e os resultados destas ações. Nesta investigação implementaremos como pressuposto metodológico os estudos qualitativos e narrativos. Tal estudo será constituído pelos egressos do curso de Pedagogia da UFF/INFES que se iniciam como docentes dos anos iniciais do ensino fundamental e da educação infantil (tendo menos de 3 anos como docente) de preferência no ensino público da região, tais docentes participarão de um programa piloto que auxilia docentes recém formados na sua inserção profissional por ações inovadoras que lhe possibilitem o lugar de protagonismo das suas práticas, a fim de identificar o impacto deste programa na sua inserção profissional por meio de entrevistas realizadas no início e final da sua participação neste programa com tais docentes e com seus mentores nas escolas, acompanhando-os neste processo e examinando sobre as dificuldades que encontram na sua prática pedagógica, sobre o auxílio que o programa lhe deu (ou não), sobre o papel dos mentores (professores regentes da escola básica) e da Universidade no início da sua atuação profissional.