Coordenador : Rafael de Luna Freire
Ano: 2024
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo: 365842.2258.164303.15022024
Departamento/Setor: GCV
Área Temática : Comunicação
Tipo: Projeto
Local de atuação: Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual (LUPA-UFF), no IACS, no Campus do Gragoatá, em Niterói.
Objetivo
O objetivo do projeto é avançar na pesquisa, catalogação e organização do acervo Esdras Baptista. Atualmente, os quase 1000 rolos de filmes da coleção Esdras Baptista já estão minimamente catalogados na base de dados disponível no site do LUPA. Entretanto, essa catalogação foi feita através de uma análise básica e da incoporação de informações de catálogos anteriores, se restringindo a título, década, formato, tipo de material. Apenas através da análise e digitalização dos filmes é que será possível ter mais informações sobre locais e pessoas que aparecem e foram filmados em cada um dos rolos. Há filmes, por exemplo, do qual foram descritos apenas títulos genéricos como Artistas, sem descrever exatamente quem são os artistas que efetivamente aparecem nos filmes e o que eles fazem nos filmes (por exemplo, há ensaios, apresentações, lançamentos de disco, entrevistas). Através da análise do acervo, pretende-se investigar o que Esdras Baptista filmou, para quem, quando, onde e, na medida do possível, por qual razão (filiação política, encomenda comercial, interesse pessoal etc.). Além do acervo fílmico, o presente projeto pretende avançar na organização do acervo documental que acompanhou os filmes, tais como roteiros, fotografias, recortes de jornais, notas fiscais, permitindo que esses documentos esclarecem e ampliem o conhecimento sobre as imagens em movimento. Por fim, ainda inexplorado é o acervo sonoro da coleção Esdras Baptista, com fitas cassete e rolos magnéticos, que foi sumariamente organizado, mas ainda não examinado individualmente. O projeto irá iniciar a audição e catalogação desses materiais sonoros, que estão associados aos registros fílmicos, em grande parte, filmes silenciosos.
Resumo
Este projeto se dedica à organização e pesquisa do acervo de filmes do cinegrafista Esdras Baptista (1923-1988). O acervo reúne um conjunto de quase 2000 rolos e filmes em película, nas bitolas de 8mm, 35mm e, principalmente, 16mm (além de fitas magnéticas de vídeo e áudio), realizados entre as décadas de 1940 e 1980. O acervo foi doado, em outubro de 2019, ao Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual (LUPA), do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense. Esdras Baptista trabalhou por décadas filmando registros documentários como repórter cinematográfico no Rio de Janeiro. Trabalhou para jornais, emissoras de televisão e para o governo municipal e federal. Ligado ao Partido Comunista Brasileiro (PCB), foi amigo de muitos intelectuais e políticos de seu tempo. Seu acervo contém filmagens encomendadas ou pessoais sobre diversos temas, incluindo imagens raras e absolutamente inéditas relativas a importantes figuras políticas e culturais, como Graciliano Ramos, Fidel Castro, Darcy Ribeiro, Leonel Brizola e Luiz Carlos Prestes. Além dos filmes, o acervo contém também vasta documentação textual e iconográfica, como cartas, recortes de jornais, fotografias, recibos, catálogos, folhetos e manuscritos. O projeto atuará em duas frentes: 1 - a organização do acervo, com ênfase na catalogação e revisão física dos materiais; 2 - a realização de pesquisa sobre a vida, a carreira e os filmes de Esdras Baptista.