Coordenador : Michely Jabala Mamede Vogel
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 195.1.2024
Departamento/Setor: GCI
Área Temática : Cultura
ODS: EDUCACAO QUALIDADE
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Público interno e externo à UFF - Previsão: null
Redes sociais: endereco:Instagramendereco:Telegram
Objetivo
Estimular o hábito da leitura na comunidade universitária e externa utilizando a obra de Agatha Christie como ferramenta motivadora Promover o acesso à literatura policial e às bibliotecas como espaços de conhecimento e lazer Desenvolver habilidades críticas e interpretativas nos participantes através da análise das obras selecionadas Criar um espaço de discussão e interação entre estudantes pesquisadores e interessados em literatura Valorizar o papel das bibliotecas como espaços de promoçãocultural e educacional Formar bibliotecários que sejam leitores ativos
Resumo
O projeto Chá com a Rainha do Crime visa incentivar a leitura por meio da obra de Agatha Christie entre janeiro de 2025 e dezembro de 2027 A equipe composta por coordenador membros do projeto e convidados especiais utilizará recursos como acesso às bibliotecas espaço físico para encontros presenciais e online A fundamentação destaca a importância da leitura na vida acadêmica e o papel das bibliotecas na promoção do acesso à informação e cultura A obra de Agatha Christie é reconhecida por estimular o pensamento crítico e é utilizada como ferramenta para fomentar a leitura O projeto objetiva estimular o hábito da leitura promover o acesso à literatura policial desenvolver habilidades críticas nos participantes e criar um espaço de discussão cultural O públicoalvo inclui estudantes professores funcionários da universidade e comunidade externa A metodologia envolve o estudo e discussão das obras selecionadas realização de encontros presenciais e virtuais participação da comunidade Integrando ensino pesquisa e extensão o projeto visa não apenas estimular a leitura mas também promover a valorização da cultura literária e o desenvolvimento de habilidades críticas nos participantes contribuindo para a formação de cidadãos mais críticos e engajados com o conhecimento O projeto está alinhado ao ODS 04 Educação de Qualidade