Programa de Estimulação Sensorial para idosos:
Enviar um e-mail
Coordenador :
Moema Guimarães Motta
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
401053.2258.74008.19012024
Departamento/Setor:
MSS
Área Temática :
Saúde
Tipo:
Projeto
Local de atuação:
O projeto será desenvolvido na Casa Convívio dos Anawin, localizado na rua Maximinianinº16,no bairro de São Lourenço, Niterói/RJ
Objetivo
• OBJETIVO PRINCIPAL Aplicar e avaliar um programa de intervenção multissensorial, segundo as propostas das técnicas de Snoezelen. •OBJETIVOS SECUNDÁRIOS: •Verificar o impacto das oficinas de estimulação sensorial, segundo a proposta das técnicas de Snoezelen, para as pessoas idosas frequentadoras da Casa Convívio dos Anawin • Estimular competências cognitivas, promover a redução do nível de ansiedade e tensão a fim de provocar conforto aos participantes •Colaborar de forma dialógica com a equipe técnica, familiares e os idosos participantes da ação. • Oportunizar acesso de discentes das diferentes graduações interessados em atuar com idosos. • Demonstrar a importância do investimento nas gerontotecnologias como auxiliares na promoção da melhor qualidade de vida da pessoa idosa.
Resumo
Este trabalho tem como objetivo principal aplicar e avaliar um programa de intervenção multissensorial, segundo as propostas das técnicas de Snoezelen. Após avaliação sensorial-cognitiva dos idosos participantes, a equipe pretende realizar uma sequência de oficinas multissensoriais oferecidas aos participantes , baseadas nas Técnicas de Snoezelen e nas orientações propostas por Jakob &COLIER (2014). Associadas aos registros das atividades em um diário de campo para ser utilizado na construção de categorias de análises construídas no percurso do trabalho desenvolvido. Terminada a sequencia previstas para realização das oficinas sensoriais, está previsto uma nova avaliação individual sensório-cognitiva dos idosos Os registros realizados ao longo da atividade e o resultado das avaliações sensório cognitiva dos participantes serão posteriormente analisados e servirão de subsídios para debate com os participantes, familiares e funcionários da instituição parceira sobre a gerontotecnologia utilizada. Assim, esperamos contribuir para a atenção integral à saúde da pessoa idosa.