Coordenador : Samantha Viz Quadrat
Ano: 2024
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo: 402368.2258.334202.21022024
Departamento/Setor: GHT
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O publico inicial será de professores da educação básica que atuam nas redes públicas e privadas do Rio de Janeiro, podendo ainda receber licenciandos das ciências humanas. Acreditamos que ao propor novas formas do ensino da ditadura ampliaremos esse público alvo inicial pela possibilidade atingir aos alunos desses professores.
Local de atuação: IHT- UFF
Objetivo
•fomentar o ensino do golpe e da ditadura na educação básica •refletir sobre as possibilidades de temas e fontes para o ensino das ditaduras •promover ações coletivas sobre o ensino da história da ditadura •ampliar o diálogo com os professores da educação básica •promover ações que gerem empatia às vítimas e valores democráticos •associar a pesquisa acadêmica ao trabalho desenvolvido nas escolas
Resumo
Em 2024, o golpe civil-militar de 31 de março de 1964 completa 60 anos. Trata-se de uma data convocante na qual a sociedade brasileira será provocada a refletir sobre o impacto do golpe e da ditadura em nossa história. Divisor importante da história recente do Brasil, o golpe e a ditadura são o que hoje consideramos temas sensíveis no ensino na educação básica. Essa avaliação está embasada no impacto da ditadura ainda possui nos dias atuais, seja por demandas de políticas públicas por memória, verdade e justiça, seja pelas disputas de narrativas que acompanhamos nos últimos anos em nosso país, inclusive de cunho negacionista. Nesse sentido, o projeto aqui apresentado tem como objetivo ampliar o diálogo com professores da educação básica ao propor oficinas temáticas mensais para o ensino do golpe e da ditadura. Entendemos que essas oficinas permitirão uma reflexão sobre as possibilidades de ensino, a construção de alternativas que fomente nas novas gerações a rejeição aos regimes autoritários, a empatia com as vítimas e a construção de valores democráticos. Da mesma maneira, o projeto fomentará a formação por parte dos professores de um repertório de ensino para usar em sala de aula.