Coordenador : Mariana Paladino
Ano: 2024
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo: 401517.2258.11485.21022024
Departamento/Setor: SFP
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Nosso público alvo são os/as professores/as e alunos/as das escolas Kyringue Arandua e Para Poty Nhee Ja, localizadas nas aldeias guarani Ara Hovy e Ka´aguy Ovy Porã do município de Maricá. Abrange também às lideranças e aos integrantes dessas duas aldeias. Em 2024, o projeto envolverá também aos docentes que atuam na Escola Municipalizada de Inoã e na Escola Estadual Euclydes Paulo Da Silva, pois recebem estudantes guarani dessas duas aldeias.
Local de atuação: A presente ação de extensão será realizada nas duas aldeias guarani situadas no município de Maricá. O nome das aldeias é: Ara Hovy, localizada no bairro de Itaipuaçu, e Ka-Aguy Ovy Porã, localizada em São José de Imbassaí. Também abrangerá às instituições escolares não indígenas que recebem estudantes guarani dessas duas aldeias. Envolverá ainda atividades, reuniões e eventos de formação e divulgação que serão realizados na Faculdade de Educação da UFF e na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (UERJ/Caxias).
Objetivo
Objetivo geral Contribuir para o desenvolvimento de uma educação específica, diferenciada, intercultural e de qualidade nas duas aldeias guarani localizadas no município de Maricá Objetivos específicos - Acompanhar e subsidiar as práticas educativas e metodologias de ensino e aprendizagem pertinentes à realidade e expectativas guarani - Fortalecer a formação dos profissionais da educação básica mais sensíveis às demandas interculturais indígenas - promover a valorização dos saberes e das práticas locais - incentivar a formação cidadã e profissional do bolsista e alunos voluntários do projeto
Resumo
Este projeto visa acompanhar e apoiar os processos de ensino e aprendizagem escolares nas duas aldeias guarani localizadas no município de Maricá, bem como fortalecer a formação dos profissionais da educação básica que atuam nessas escolas e em outras que os jovens guarani estudam (fora das aldeias). Assim, busca-se contribuir para o desenvolvimento de uma educação pública diferenciada, intercultural e de qualidade, conforme a legislação vigente. As duas aldeias estão compostas por grupos familiares diferentes. A aldeia Ara Hovy é liderada pelo cacique Seu Felix, que provinha do Espírito Santo; e KaAguy Ovy Porã é integrada por várias famílias que vieram de aldeias localizadas em Paraty, Angra dos Reis e de outros estados do país. Nosso contato com as duas aldeias já possui dez anos. Alguns dos seus integrantes nos procuraram com a expectativa de que pudéssemos contribuir com a capacitação dos docentes que dão aula nas escolas, assim como acompanhar e apoiar a construção de um currículo diferenciado e pertinente à realidade do grupo. Cabe destacar que o município assumiu o atendimento das duas escolas no que diz respeito ao pagamento do salário dos professores e à merenda, mas ainda não tem desenvolvido ações voltadas para a formação continuada dos professores. Em 2024, além de dar continuidade ao trabalho nas escolas das duas aldeias, acompanharemos os jovens que estudam fora: na escola Municipalizada de Inoã e no Centro Educacional Euclydes Paulo da Silva, com realização de oficinas e cursos voltados para os docentes, produção de material bilíngue, entre outros.