Coordenador : Renata Bacellar Mello
Ano: 2024
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo: 401867.2258.82783.20022024
Departamento/Setor: PEB
Área Temática : Meio Ambiente
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Comunidade acadêmica do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior e comunidade escolar dos municípios de Santo Antônio de Pádua e Miracema.
Local de atuação: Escolas públicas dos municípios de Santo Antônio de Pádua e Miracema e no próprio Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior.
Objetivo
Objetivo geral O projeto visa contribuir para o avanço do conhecimento científico sobre a biodiversidade do Noroeste Fluminense, promover a participação ativa da comunidade na ciência cidadã e na conservação ambiental, e estimular a formação de cidadãos conscientes e engajados na promoção da sustentabilidade ambiental. Objetivos específicos 1.Fomentar a participação em ciência cidadã: Incentivar a comunidade acadêmica da Universidade Federal Fluminense (UFF) e os alunos das escolas públicas dos municípios de Santo Antônio de Pádua e Miracema a participarem ativamente de projetos de ciência cidadã, envolvendo-os na coleta, análise e compartilhamento de dados científicos sobre a biodiversidade local. Para isso serão realizadas capacitações de professores, alunos e membros da comunidade para a utilização da plataforma INaturalist como ferramenta de coleta e análise de dados sobre a biodiversidade do Noroeste Fluminense. 2.Estimular a aprendizagem significativa e promover a educação ambiental: Proporcionar experiências de aprendizagem práticas e significativas que permitam aos participantes integrar conhecimentos teóricos com ações concretas de conservação ambiental. Sensibilizar os participantes para a importância da conservação da biodiversidade e para os desafios enfrentados pela região do Noroeste Fluminense em relação à degradação ambiental. Isso será alcançado por meio da realização de oficinas sobre biodiversidade nas escolas públicas dos municípios de Santo Antônio de Pádua e Miracema, visando sensibilizar e educar os alunos sobre a importância da conservação ambiental e do conhecimento da biodiversidade local. 3.Fortalecer vínculos comunitários: Promover a interação entre a comunidade acadêmica da UFF, os alunos das escolas públicas, visando construir parcerias colaborativas e fortalecer os vínculos entre a universidade e a comunidade. Isso inclui a realização de eventos e atividades abertas à participação da comunidade em geral. 4.Contribuir para o conhecimento da biodiversidade local: Utilizar os dados coletados durante o projeto para subsidiar pesquisas sobre a biodiversidade pela UFF.
Resumo
A Ciência Cidadã é caracterizada por um conjunto de ações que promovem a interação entre cientistas e cidadãos contribuindo com uma ciência colaborativa. Tal contribuição visa otimizar a produção científica, além de ampliar o engajamento público na ciência. Em geral, a colaboração cidadã é voluntária e ativa, através de atividades de coleta de dados, incluindo o envio de imagens, sons e outros tipos de registros que serão analisados por um cientista. O Projeto Biodiversidade do Noroeste Fluminense é um projeto de ciência cidadã vinculado à plataforma INaturalist, onde os colaboradores postam fotos tiradas na região do noroeste fluminense. O projeto conta, atualmente, com mais de 120 colaboradores com registros de 1563 espécies, incluindo plantas, animais e fungos. Este projeto tem como objetivo principal promover o engajamento da comunidade acadêmica e local na coleta de dados sobre a biodiversidade do Noroeste Fluminense, utilizando a plataforma INaturalist como ferramenta principal. Além disso, serão realizadas oficinas sobre biodiversidade em escolas públicas dos municípios de Santo Antônio de Pádua e Miracema, visando sensibilizar e capacitar os participantes para a identificação e registro de espécies da região. A integração entre a universidade Federal Fluminense e as escolas públicas locais fortalecerá a relação entre ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para a formação acadêmica dos estudantes e para a produção de conhecimento científico relevante para a conservação ambiental.