Coordenador : Andrea Serpa Albuquerque
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 410937.2247.106772.31102024
Departamento/Setor: SSE
Área Temática : Educação
Tipo: i equals 0
Local de atuação: O curso de formação continuada Alfabetização sem Cartilhas busca a partir das refleções sobre as bases históricas da produção do fracasso escolar e suas relações/implicações para as práticas escolares na contemporaneidade fornecer subcídios para as professoras Alfabetizadoras compreenderem as diferentes concepções de Alfabetização presentes nos discursos/práticas cotidianas em diferentes escolas/redes do Estado do Rio de Janeiro assim como as percepções dos diferentes sujeitos escolares – crianças, jovens, professores, gestores e familiares – sobre os fatores que vem contribuindo para o analfabetismo presente em diferentes redes, refletindo sobre os fatores que contribuem para sua superação e compreender as causas e consequências das práticas de “alfabetização precoce” crescentes nos cotidianos escolares da Educação Infantil. O objetivo é fornecer as profissionais subsídios para uma prática crítica, fundamentada e reflexiva.
Objetivo
1) Compreender refletir sobre as bases históricas da produção do fracasso escolar e suas relações/implicações para as práticas escolares na contemporaneidade; 2) Investigar as diferentes concepções de alfabetização ao longo da história (métodos sintéticos e analíticos) e em diferentes abordagens contemporaneas como: Letramento (Soares); construtivismo (Ferreiro); perspectiva Libertadora(Freire) e Discursiva(Smokla); 3) Investigar as diferentes concepções de alfabetização presentes nos discursos/práticas cotidianas em diferentes escolas/redes do Estado do Rio de Janeiro, comparando práticas, materiais, projetos; 4) Dialogar sobre as percepções dos diferentes sujeitos escolares – crianças, jovens, professores, gestores e familiares – sobre os fatores que vem contribuindo para o analfabetismo presente em diferentes redes e pensar sobre os fatores que contribuem para sua superação; 5) Investigar as causas e consequências das práticas de “alfabetização precoce” crescentes nos cotidianos escolares da Educação Infantil, assim como os conceitos de Infancia, desenvolvimento e Aprendizado;
Resumo
O curso de formação continuada Alfabetização sem Cartilhas busca a partir das refleções sobre as bases históricas da produção do fracasso escolar e suas relações/implicações para as práticas escolares na contemporaneidade fornecer subcídios para as professoras Alfabetizadoras compreenderem as diferentes concepções de Alfabetização presentes nos discursos/práticas cotidianas em diferentes escolas/redes do Estado do Rio de Janeiro assim como as percepções dos diferentes sujeitos escolares – crianças, jovens, professores, gestores e familiares – sobre os fatores que vem contribuindo para o analfabetismo presente em diferentes redes, refletindo sobre os fatores que contribuem para sua superação e compreender as causas e consequências das práticas de “alfabetização precoce” crescentes nos cotidianos escolares da Educação Infantil. O objetivo é fornecer as profissionais subsídios para uma prática crítica, fundamentada e reflexiva.