Coordenador : Rafael Santos Erbisti
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 406620.2247.347575.29052024
Departamento/Setor: GET
Área Temática : Tecnologia e Produção
Tipo: Projeto
Local de atuação: Laboratório de Estatística, Instituto de Matemática e Estatística, bloco H, sala 202, Campus Gragoatá, Niterói.
Objetivo
Objetivo geral O objetivo deste projeto é avaliar as áreas de maior risco de transmissão a fim de acompanhar a propagação de dengue, chikungunya e Zika, visando auxiliar as autoridades de saúde locais a direcionar ações de vigilância e controle em Niterói/RJ. Objetivos específicos • avaliar a qualidade das informações disponíveis nas bases epidemiológicas do SINAN, em especial, validar a consistência, duplicidade e completude das variáveis disponíveis; • caracterizar os potenciais indicadores epidemiológicos com base em dados secundários disponíveis a partir dos sistemas de saúde e outros órgãos governamentais para a identificação das áreas de risco de transmissão de dengue, chikungunya e Zika em Niterói/RJ; • realizar análise descritiva dos indicadores epidemiológicos no município de Niterói/RJ a fim de visualizar possíveis áreas de alto risco de transmissão no espaço e no tempo; • elaborar painel, em RShiny, contendo as análises dos dados epidemiológicos, a ser hospedado no site do Laboratório de Estatística.
Resumo
A introdução dos vírus chikungunya e Zika no Brasil tem se revelado um grave problema de saúde pública, juntamente com o dengue, impondo importantes desafios para as vigilâncias epidemiológica, virológica e entomológica. Essas arboviroses são transmitidas entre humanos em meio urbano e periurbano pelos mosquitos invasores Aedes aegypti e Aedes albopictus. Com efeito, a emergência e expansão geográfica das diferentes arboviroses sugerem limitações para as atuais estratégias de vigilância e controle no país. O conhecimento da dinâmica espacial e temporal dos vírus dengue, chikungunya e Zika, bem como dos índices de infestação do Ae. aegypti é imprescindível para subsidiar estratégias de vigilância e controle mais eficazes nas áreas urbanas. Neste sentido, o objetivo deste projeto é realizar o acompanhamento das áreas de risco para a transmissão de dengue, chikungunya e Zika, no município de Niterói, Rio de Janeiro, visando detectar as áreas de maior risco de transmissão dessas arboviroses, bem como conhecer o padrão de propagação para direcionar ações de vigilância e controle eficazes.