Agir em Saúde: participação, direitos e educação popular com adolescentes e jovens
Enviar um e-mail
Coordenador :
Nilda Martins Sirelli
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
402489.2258.323024.21022024
Departamento/Setor:
RIR
Área Temática :
Saúde
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
- Adolescentes e jovens de 10 a 24 anos, estudantes da Escola Municipal Profa. América Abdalla, Rio das Ostras, RJ. - Adolescentes e jovens de 10 a 24 anos, usuários dos serviços da Unidade de Saúde do ncora - Membros da equipe técnica da UBS ncora - Estudantes de graduação dos Cursos de Enfermagem, Serviço Social e Psicologia.
Local de atuação:
As ações serão realizadas na cidade de Rio das Ostras, compreendendo diretamente 3 equipamentos da rede municipal de saúde e educação: Escolas Municipal Professor América Abdalla; Unidade Básica de Saúde do Ancora; e Núcleo de Atenção à saúde do Adolescente (NASA). Serão promovidas também atividades na UFF e em locais estratégicos de abrangência da Unidade de saúde do bairro Âncora/ Rio das Ostras.
Objetivo
• Promover atividades participantes, junto a jovens e adolescentes, para aumentar o conhecimento e prevenir complicações causadas por sífilis (e outras ISTs) na cidade de Rio das Ostras. • Construir reflexões sobre a vivência da sexualidade, a partir de questões amplas vinculadas às escolhas na vida sexual e reprodutiva, além da dimensão simbólica e objetiva do corpo; • Co-responsabilizar meninos e meninas pelo planejamento da vida reprodutiva e prevenção de infecções sexualmente preveníveis; • Potencializar adolescentes e jovens a reconhecer os diferentes tipos de violências sofridas cotidianamente e as estratégias de enfrentamento a partir do acesso e utilização da rede pública; • Impulsionar o estabelecimento de parcerias para promover e fortalecer a articulação com outras políticas setoriais que potencializam estratégias integradas de atenção à saúde de adolescentes e jovens; • Qualificar alunos do cursos de Serviço Social, Psicologia e Enfermagem para o trabalho com metodologias ativas, participativas e problematizadoras.
Resumo
Garantir direitos sexuais e reprodutivos para adolescentes e jovens é um grande desafio para a saúde pública. A adolescência é um momento de construção de referências, preferências e comportamentos, podendo ser também o momento privilegiado para construir escolhas seguras. Apesar de ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) e HIV/aids serem temas centrais para jovens, dados mostram que não têm sido evitados. Entre os anos de 2009 e 2019 houve um aumento de 60% das ISTs entre jovens de 15 a 24 anos. É um problema complexo e multicausal, que implica em trazer à tona temas que perpassam a construção da sexualidade, tais como as hierarquias e padrões de comportamento construídos em torno do ser homem e ser mulher, da violência sexual, das possibilidades de construir projetos de vida (que são extremamente desiguais de acordo com a inserção econômica, de gênero e raça), das escolhas individuais e das possibilidades de acesso aos serviços públicos. Assim, abordar a prevenção do HIV/aids e das ISTs não se resume a um repasse de informações, mas pressupõe uma abordagem ampla, que questiona valores e lugares construídos historicamente, assim como responsabiliza o poder público pela oferta de serviços. O Projeto objetiva promover atividades participantes, junto a jovens e adolescentes, para aumentar o conhecimento e prevenir complicações causadas por sífilis (e outras ISTs) na cidade de Rio das Ostras através de oficinas de educação popular em saúde, suscitando reflexões sobre a vivência da sexualidade, as escolhas na vida sexual e reprodutiva e da dimensão simbólica e objetiva do corpo.