Coordenador : Lucíola Rangel de Luca
Ano: 2024
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo: 402342.2258.48995.21022024
Departamento/Setor: MOT
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Público alvo desta ação: profissionais da odontologia (cirurgiões- dentistas e auxiliares em saúde bucal) e educadores da rede pública ou privada; pais e cuidadores de pessoas com deficiência visual; pessoas com deficiência visual.
Local de atuação: Faculdade de Odontologia - Campus do Valonguinho. Niterói
Objetivo
- Elaborar estratégias para promoção da saúde bucal para portadores de deficiência visual com a utilização de recursos adaptados, além da comunicação verbal. - Capacitar profissionais para o atendimento clínico odontológico de pacientes com deficiência visual. - Capacitar professores para utilização de materiais lúdico-pedagógicos para educação em saúde bucal.
Resumo
A visão é o canal mais importante de relacionamento do indivíduo com o mundo, e a deficiência visual determina uma série de dificuldades e desafios. Nas atividades de rotina diária, a higiene bucal é prejudicada. Muito embora, pareça que as falhas na promoção de saúde sejam semelhantes à da população em geral, está comprovado que as pessoas com deficiência visual necessitam de métodos de motivação e instrução de higiene oral adequados. Fazer uso de uma variedade de estímulos sensoriais é uma estratégia valiosa. A exploração dos demais sentidos: tato, olfato, paladar e audição são extremamente importantes, e promovem a integração sensorial, facilitando a compreensão do processo das afecções bucais e as percepções acerca da manutenção da saúde bucal. A falta de acessibilidade e o despreparo por parte dos serviços da saúde também são fatores que afastam o paciente das consultas odontológicas e colaboram com altos índices de cárie e doenças periodontais nessa população. Este projeto visa despertar e mobilizar a comunidade acadêmica da Faculdade de Odontologia da UFF e desenvolver material lúdico-pedagógico para educação em saúde bucal. Ações inclusivas serão capazes de transformar vidas e ainda reverberar para o serviço público, escolas e consultórios odontológicos, com vistas à promoção de saúde bucal e inclusão da pessoa com deficiência visual. A educação e motivação para a saúde bucal são importantes constituintes da autonomia que deve ser conquistada pelos portadores de deficiência visual. Assim, o autocuidado não só traz benefícios à saúde bucal, mas é também um incentivo à independência.