Coordenador : Daniele Mendonça Ferreira
Ano: 2024
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo: 401711.2258.50333.07022024
Departamento/Setor: MNS
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Gestantes, lactantes e crianças de primeira infância
Local de atuação: Ambulatório da Faculdade de Nutrição Emília de Jesus Ferreiro - Rua Mário Santos Braga, n. 30, Campus do Valonguinho, Centro, Niterói, sala 804. Sala de Apoio à Amamentação - Rua Mário Santos Braga, n. 30, Campus do Valonguinho, Centro, Niterói, sala 807.
Objetivo
Este projeto será construído baseado em dois objetivos principais seguidos dos respectivos objetivos específicos: 1) Cooperar para o desenvolvimento de ações de transformação social, auxiliando a comunidade no auto-cuidado em saúde através de orientações para escolhas alimentares mais saudáveis reduzindo o risco gestacional e promovendo a saúde da mãe e do bebê. 1.1 Realizar ações de atenção à saúde e supervisão nutricional às gestantes e mulheres no pós-parto por meio de práticas de atendimento individual: assistência e supervisão nutricional, monitoramento do ganho de peso gestacional, e manejo em situações clínicas de risco gestacional, como o diabetes mellitus, hipertensão gestacional, anemia e desvios do ganho de peso. 1.2 Realizar ações de atenção à saúde em grupo pautadas na atenção pré-natal e pós-natal, orientadas pelos princípios e diretrizes do SUS: realização de atividades de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) e de práticas integrativas complementares em saúde (PICS). 1.3 Implementar e organizar a sala de apoio à amamentação, local onde as mulheres (estudantes e funcionárias da UFF) poderão retirar e armazenar seu leite para transportar para casa ou amamentar no intervalo das atividades acadêmicas, além de receberem orientações qualificadas sobre amamentação. 2) Contribuir no processo de formação e qualificação social dos estudantes de graduação e pós-graduação em Nutrição. 2.1 Selecionar casos concretos da assistência ambulatorial para construção do conhecimento por meio da metodologia de problematização na disciplina de Nutrição e Dietética I; 2.2 Envolver alunos voluntários e bolsistas nas sessões científicas e nos atendimentos, com revisão e atualização de protocolos e materiais de orientação nutricional para promover a autonomia e o auto-cuidado das pacientes em relação à alimentação saudável e amamentação. 2.3 Envolver alunos de pós-graduação nas sessões científicas e na organização e sistematização das informações coletadas no atendimento individual e em grupo, seguindo os preceitos éticos da pesquisa com seres humanos.
Resumo
Os períodos gestacional e pós-natal são considerados como uma das etapas de maior risco nutricional para a mulher e seu bebê, ocasionado pelo aumento das necessidades de nutrientes em virtude dos ajustes fisiológicos da gestação e das ofertas de nutrientes para o desenvolvimento fetal e para a amamentação. Portanto, a oferta de uma atenção nutricional de qualidade ao longo da gestação e após o nascimento é de extrema importância para a saúde da mãe e do bebê. Na organização da Atenção Básica de Saúde, um dos componentes essenciais para a integralidade do cuidado no pré-natal e puerpério é a assistência nutricional, no entanto, estudos têm apresentado uma baixa inserção do nutricionista nas ações do pré-natal. Atividades extensionistas voltadas para o atendimento e promoção de ações educativas no contexto da saúde materno-infantil possibilitam a troca de experiências e saberes a respeito dos cuidados nutricionais e de saúde no período gestacional. Além disso, permite a aproximação de discentes e docentes à realidade de vida de gestantes e lactantes da comunidade, qualificando a formação do nutricionista nessa área. Assim, o presente projeto de extensão tem por objetivo planejar e executar, com base em evidências científicas, o atendimento nutricional ambulatorial, o apoio institucional à amamentação e estratégias de educação alimentar e nutricional destinadas à promoção da alimentação saudável e ganho de peso adequado no período gestacional com seguimento no pós-parto.