Coordenador : Ronaldo de Moraes Brilhante
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 400855.2247.152648.21022024
Departamento/Setor: TAR
Área Temática : Meio Ambiente
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Alunos regularmente matriculados no ensino fundamental da E.M. Bussunda e do COLUNI - UFF, além de seus docentes responsáveis. Alunos de graduação da EAU UFF e de pós-graduação do PPGAU UFF e do IPPUR UFRJ.
Local de atuação: Escola Municipal Cláudio Besserman Vianna [E.M.Bussunda] e Colégio Universitário Geraldo Reis [COLUNI UFF]
Objetivo
Objetivo Geral Esse projeto tem por objetivo o desenvolvimento de metodologias participativas vinculadas à produção de melhorias habitacionais a serem praticadas junto a núcleos escolares do nível fundamental. Objetivos Específicos a) O grupo de pesquisa e extensão compartilhará com o corpo docente e agentes sociais locais elementos para que possam ser reconhecidas e apropriadas questões comuns sobre arquitetura e urbanismo com um duplo propósito: oferecer insumos para o desenvolvimento de exercícios práticos com as crianças que permitam reflexões críticas sobre seus territórios; e, democratizar / expandir os conhecimentos gerados de modo especializado no transcorrer das atividades de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS); b) Verificar com apoio das interações com as crianças problemas ambientais, tais como: crescimento desordenado, falta de saneamento básico, dificuldade de acessibilidade e mobilidade, insalubridade nos ambientes coletivos e privados, poluição e degradação do espaço urbano; c) Aperfeiçoar metodologias de ensino adaptáveis a contextos e condições diversas privilegiando ressignificações da perspectiva de ensino freireana; em especial, a prática de cunho dialógico; d) Relacionar os propósitos da pesquisa e extensão universitária da EAU UFF visando favorecer a formação de arquitetos urbanistas mais sensíveis às causas e demandas sociais; bem como, fortalecer a representatividade da universidade pública junto à sociedade; e) Constituir metodologias de projeto arquitetônico e urbanístico de modo participativo e inclusivo a partir de exercícios com desenhos, formas geométricas e maquetes. f) Aprimorar uma prática educativa que tem como mote o entendimento do educando como detentor de saberes, a percepção como faculdade do conhecimento, o desenvolvimento de um olhar crítico como forma de produção de espaços arquitetônicos e urbanísticos inclusivos e justos.
Resumo
Com as oficinas arquiteturas brincantes busca-se promover atividades que objetivam o compartilhamento de conhecimentos relacionados a melhorias habitacionais em meios urbanos precários; ações que se destinam a crianças e adolescentes em contextos escolares formais e não formais. As atividades propostas visam fortalecer prerrogativas delineadas pela LEI de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (LEI da ATHIS - 11.888/2008), entendendo que a atuação em assistência técnica, em especial, aquelas desenvolvidas nos âmbitos de instituições públicas de ensino, cumpre o papel de disseminação de serviços fundamentais para o bem estar e saúde de uma considerável parcela da sociedade que não tem condições de arcar com os custos de serviços especializados de arquitetura e urbanismo. As oficinas tem cumprido um papel importante para a consolidação de metodologias que instruem e incentivam crianças e adolescentes a participar de ações que correspondem ao planejamento e a transformação de seus ambientes tanto na escala doméstica, quanto na urbana. Vincula-se, deste modo, a democratização de saberes inerentes à melhoria das condições de vida nos centros urbanos, saberes esses que, comumente, ficam restritos aos níveis de graduação. Nos últimos dois anos as atividades transcorreram junto aos alunos do ensino fundamental regularmente matriculados na Escola Municipal Cláudio Besserman Vianna (Rio das Pedras, RJ), e, nesse ano de 2024, as mesmas também serão realizadas no Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI – UFF, Niterói).