Coordenador : Cora Hisae Monteiro da Silva Hagino
Ano: 2024
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo: 402337.2258.115810.21022024
Departamento/Setor: VDI
Área Temática : Direitos Humanos e Justiça
Tipo: Projeto
Publico Alvo : As beneficiárias diretas são as mulheres com residência no município do sul fluminense que tenham interesse na temática de gênero, em especial lideranças de movimentos sociais, feministas e associações, tendo em vista a possibilidade de multiplicação do conhecimento. Estas mulheres podem ser trabalhadoras, aposentadas. A idade prevista é de no mínimo 18 anos, não havendo limite máximo de idade. Indiretamente toda a comunidade da UFF que participe do projeto será beneficiada pelo aprendizado proporcionado pela interação dialógica e pela ecologia de saberes trazida pelas participantes do projeto. A sociedade como um todo se beneficia de um projeto como esse que pretende o uso da educação popular para reduzir a desigualdade de gênero e trazer conhecimentos sobre redes de apoio contra a violência de gênero.
Local de atuação: ICHS - UFF Volta Redonda
Objetivo
O presente projeto tem como objetivo sensibilizar as mulheres participantes do Promotoras Legais Populares e mesmo estudantes bolsistas e discentes da quanto à perspectiva de gênero, estimulando a troca de conhecimentos com os movimentos sociais e feministas. Além disso, pretende-se formar promotoras legais populares, promovendo o conhecimento jurídico-político às mulheres, para que passem a conhecer e acessar seus direitos fundamentais e possam se tornar multiplicadoras na divulgação destes saberes, sempre por meio da articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Como objetivos específicos temos: promover curso de capacitação para mulheres sobre feminismos e direitos com uma perspectiva que envolva classe, gênero e raça; proporcionar visitas à instituições como delegacia da mulher, Defensoria, NPJ da UFF; desenvolver conteúdos e metodologias ativas por meio de uma pedagogia crítica para curso voltado para mulheres e ainda, produzir pesquisa acerca das violências de gênero no sul do Estado do Rio de Janeiro.
Resumo
O presente projeto envolve ensino, pesquisa e extensão e tem como objetivo sensibilizar as mulheres participantes do Promotoras Legais Populares e mesmo estudantes bolsistas e discentes da UFF quanto à perspectiva de gênero, estimulando a troca de conhecimentos entre elas e com os movimentos sociais e feministas, além da comunidade externa em geral, em uma ação dialógica. Além disso, pretende-se formar promotoras legais populares, proposta que já existe em dezenas de universidades do país, promovendo o conhecimento jurídico-político às mulheres da comunidade externa, em especial da região Sul Fluminense do Estado do Rio de Janeiro. Os direitos das mulheres serão abordados de forma interseccional, incorporando debates de classe e raça. O público-alvo são mulheres a partir de 18 anos, que tenham interesse na temática de gênero, em especial lideranças de movimentos sociais, feministas e associações. O resultado esperado deste projeto é que mulheres e lideranças comunitárias passem a conhecer e acessar seus direitos fundamentais e possam se tornar multiplicadoras na divulgação destes saberes, a fim de reduzir as violências de gênero. O local de elaboração e realização será as dependências do ICHS de Volta Redonda, em sala, datas e horário a serem divulgados em edital específico. A execução do curso se dará em 20 horas, divididas em 5 encontros. Será 1 encontro por semana. Ao final será emitido um certificado de participação para membros da comunidade externa da UFF.